Alunos do Jerônimo Monteiro participam de apresentação de Capoeira

Os alunos da escola Jerônimo Monteiro, no bairro Novo Horizonte participaram nesta quinta-feira, dia 16, de uma apresentação de Capoeira com o Mestre Militão, grande incentivador da arte no município. O som do berimbau e o gingado incentivaram as crianças a conhecerem um pouco mais do esporte herdado dos negros, tão integrado à cultura brasileira.

Durante um trimestre os alunos dos 4º e 5° anos, nas aulas de Educação Física, tiveram o conteúdo "capoeira", ministrado pela professora da instituição Damiana Severina de Holanda. Desta forma, a apresentação foi uma ilustração do que já estava sendo ensinado.

De acordo com a professora, a prática do esporte ajuda no desenvolvimento. "Os alunos se mostraram interessados, e as aulas contribuem para o equilíbrio físico, emocional e intelectual da criança", afirma.

A diretora da escola, Ana Lúcia Molina, ressaltou a importância do evento, no sentido de valorização da cultura. "Este tipo de apresentação resgata a cultura afro-brasileira em nosso município".

A  coordenadora Laudicéia Guimarães finalizou ressaltando a escola como instrumento de preservação dos valores históricos da sociedade. "A escola, como entidade que visa à transformação, à formação e à integração dos indivíduos na sociedade, deve ter seu papel de mediadora no processo de valorização e difusão da cultura-afro brasileira, como forma de recuperar a auto-estima e a identidade étnica".