Aviso: queda de 80% nos homicídios


O bairro Aviso, um dos mais populosos de Linhares, comemora mais uma vez. Registrou uma queda de 80% no número de homicídios nos cinco primeiros meses do ano, se comparado ao mesmo período dos anos anteriores. Em 2009, foram registrados 10 homicídios no bairro. Em 2010, este número caiu para três. Em 2011, foram dois assassinatos no Aviso.



A redução dos índices de violência deve-se aos investimentos feitos pela Prefeitura de Linhares. O bairro Aviso foi contemplado com diversas obras públicas, como as de infraestrutura, que garantem mais qualidade de vida aos moradores. Escola, quadra poliesportiva, estádio de futebol e campo soçaite foram construídos, e o complexo esportivo está quase pronto.



"Quando oferecemos áreas de lazer, crianças e jovens passam a ocupar tempo livre com atividades saudáveis. Isso é promover cidadania e qualidade de vida", afirma o Secretário de Esporte e Lazer, Jair Reali.



O Secretário Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Coronel Jones Mattos, ressalta que a atuação da Guarda Municipal e o trabalho das Polícias Civil e Militar também contribuem bastante para a queda no número de homicídios. "O índice de elucidação dos crimes aumentou. Muitos criminosos estão presos, o que põe fim à sensação de impunidade", destaca.



Moradores, que antes viviam preocupados com a violência, estão satisfeitos. Givaldo Almeida comemora a tranquilidade no Aviso: "A gente vai todo dia jogar bola e só vê gente boa".



"É uma alegria ver que o índice de violência tenha baixado. Hoje, os moradores só vêem notícias positivas sobre o Aviso na mídia. O Prefeito Guerino Zanon tem dado muita atenção, anda por esse bairro de ponta a ponta. E o coração da comunidade se contenta com isso", orgulha-se o presidente da Associação de Moradores do Bairro Aviso, Pedro Paulo dos Santos Souza.