PIQ: abertas inscrição para 1100 vagas em cursos gratuitos

Consciente da importância da qualificação da população para absorção das novas oportunidades de trabalho que estão surgindo junto com o desenvolvimento do município, a Prefeitura Municipal de Linhares, por meio do Programa Integrado de Qualificação (PIQ), abre na próxima segunda-feira, dia 13, as inscrições para os novos cursos que serão oferecidos no segundo ciclo (agosto a novembro de 2011). Ao todo são 1100 vagas distribuídas em 37 cursos, nas mais variadas áreas.

Para participar o candidato deverá comparecer munido dos documentos necessários no período de 13 a 22 de junho na Universidade Aberta do Brasil – UAB, das 13h30min às 17h30min. No dia 13, serão distribuídas as senhas. A coordenação do PIQ atenderá um número limitado de 250 pessoas por dia.

O PIQ é uma oportunidade para quem busca ingressar no mercado de trabalho, e beneficia os linharenses, por ser gratuito. O programa estava previsto no Plano de Governo da atual administração, e foi definido de acordo com a participação popular. Com o PIQ a prefeitura pretende qualificar cerca de cinco mil pessoas no biênio 2011/2012.

Os cursos oferecidos neste novo ciclo foram ofertados de acordo com a análise das demandas de inscrições dos cursos anteriores, por exemplo, o curso de solda, bastante procurado no primeiro ciclo. Desta forma, a Prefeitura pretende atender as solicitações da população.

Os cursos serão realizados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). O SENAI foi contratado para oferecer  os seguintes cursos: Almoxarife; Assentamento de Revestimento Cerâmico (Azulejista); Eletricista de Manutenção Industrial; Eletricidade Básica/Eletricista Instalador Industrial; NR10 Básico em Seg. e Serv.c/Elet; Funileiro de Veículos; Mecânico de Motos; Mecânico Montador; Mecânico de Máq. Costura Industrial; Modelista Industrial; Risco e Corte de Roupas; Op de Máq. Costura Industrial Tec. plano; Op de Linha de Pintura; Padeiro e Confeiteiro; Seg. Op. Guindaste Hidráulico Veicular; Seg. para Operador de Empilhadeira; Seg. Operador de Ponte Rolante; NR13 -Seg. na Operação de Caldeira; Soldador de Solda Elétrica – TIG, Soldador de Solda Elétrica MAG e Soldador de Solda Elétrica/Eletrodo Revestido.

Já no SENAC irá ministrar os seguintes cursos: Analista de Crédito e Cobrança; Aperf. Para Crediaristas; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Pessoal; Biscoitos Caseiros; Bolos e Tortas doces; Cabeleireiro; Depilador; Dês. Prof. Secret/Recepcionista; Des. Profissional para Estoquista; Docinhos, bombons e trufas; Manicure/Pedicure; Maquiador; Preparação de Salgados; Rotinas de Caixa de Operação de PDV e Vendedor.

O prefeito Guerino Zanon ressaltou a importância de investir na qualificação dos jovens e adultos do município.  "Lançamos o PIQ onde destinamos R$ 3 milhoes. Não é um milhão, são R$ 3 milhões. Temos dificuldades financeiras, mas investir na qualificação, no bem estar social, na oportunidade, para que os linharenses tenham oportunidades. Linhares este mês de abril foi o município que bateu em primeiro lugar do estado em numero de vagas. Não podemos deixar que  os empregos fujam das mãos dos que necessitam, por falta de qualificação. Junto com nossa equipe, com instituições e com a população avançarmos na qualificação dos nossos jovens. Queremos que a cada dia essa cidade que pulsa dê a oportunidade de seus filhos de ter o que lhe é mais sagrado, a oportunidade de ter o seu sustento, sustentar suas famílias, com seu emprego e seu suor".

Serviço:
 Requisitos e Documentos necessários:
 – Ser residente em Linhares
 – Identidade
 – CPF 
 – Comprovante de Residência
 – Escolaridade de acordo com o Curso Escolhido

Local de Inscrições: UAB, bairro Novo Horizonte

Período: 13/06 a 22/006

Horário: 13h30min às 17h30min.

Confira as tabelas de cursos:

Cursos PIQ/ SENAI

Horas

Turno

Almoxarife

180

NOT

Assentamento de Revest. Cerâmico (Azulejista) 120h

120h

VESP

Eletricista de Manutenção Industrial

360h

VESP/NOT

Eletricidade Básica/Elet. Inst. Industrial

260h

VESP

NR 10 – Básico. Seg. Inst. e Serv. c/ Elet.

40h

NOT

Funileiro de Veículos

400h

NOT

Mecânico de Motos

160h

VESP/NOT

Mecânico Montador

340h

VESP/NOT

Mecânico de  Máq. Costura Industrial

220h

NOT

Modelista Industrial

160h

NOT

Risco e Corte de Roupas

60h

NOT

Op. Máq. Costura Industrial – Tec. Plano

180h

VESP/NOT

Op. De Linha de Pintura UV

60h

NOT

Padeiro e Confeiteiro

160h

VESP/NOT

Seg. Op. Guindaste Hidráulico Veicular

16h

FS/INT

Seg. para Operador de Empilhadeira

16h

FS/INT

Seg. Operador de Ponte Rolante

16h

FS/INT

NR 13 – Seg. na Operação de Caldeira

40h

FS/INT

Soldador de Solda Elétrica TIG

160h

VESP/NOT

Soldador de Solda Elétrica MAG

160h

VESP

Soldador de Solda Elétrica/Eletrodo Revestido

160h

NOT

 

 

Cursos PIQ/ SENAC

Horas

Turno

Analista de Crédito e Cobrança  CDL

20 h

NOT

Aperf. para Crediaristas  CDL

20h

NOT

Auxiliar Administrativo

160h

NOT

Auxiliar de Pessoal

160h

MAT

Biscoitos Caseiros

20h

MAT

Bolos e Tortas Doces

30h

MAT

Cabeleireiro

400h

NOT

Depilador

160h

VESP

Des. Prof.  Secret./Recepcionista

21h

MAT

Des. Profissional para Estoquista

60h

NOT

Docinhos, Bombons e Trufas 

20h

EDITAL PIQ