Inaugurada nova sede da Floresta Nacional de Goytacases

Uma nova casa foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (06). É a nova sede da Floresta Nacional de Goytacases (flona). O local será a sede administrativa da unidade, e possui 4 salas principais, copa, banheiros e recepção. A construção da estrutura foi realizada pela prefeitura Municipal de Linhares.

A solenidade de inauguração do novo espaço contou com a participação do prefeito, Guerino Zanon, e o vice, Paulo Joaquin do Nascimento. O evento contou ainda com Leoni Vandi Del Rei, gestor da unidade; Reginaldo Costa, Superintendente do IBAMA; além de membros do conselho gestor das unidades de conservação; crianças e jovens integrantes do Projeto Meninos da Terra; e com os secretários municipais Joel Celestrini, Lucas Scaramussa, Paulo Medina e Bruno Marianelli.


"Queremos agradecer a todos os presentes pelos esforços para que tornássemos este local cada vez mais apto para receber os nossos visitantes. Queremos agradecer em especial ao nosso prefeito Guerino, que sempre contribuiu diretamente com os nossos trabalhos", afirmou o gestor da unidade Flona, Leoni Vandi Del Rei.

 
O Superintendente do IBAMA, Reginaldo Costa, não poupou elogios ao falar da unidade de Linhares. "Os trabalhos executados aqui são muito importantes. Quando percorremos aereamente este trecho, é notável o quanto de mata atlântica ainda possuímos aqui. Espero que os trabalhos continuem com esta mesma eficiência nessa nova casa", disse Costa.


A Floresta Nacional de Goitacazes (Flona) é a maior floresta urbana do Espírito Santo e a terceira maior em extensão do Brasil. São 1,4 mil hectares de verde e animais silvestres. Para cuidar do patrimônio natural, a Prefeitura de Linhares, no início da atual gestão, disponibilizou mais 3 guardas florestais e hoje festeja a entrega da casa administrativa. 


"Estou muito feliz por fazer as pessoas que lutam por estes espaços mais felizes", afirmou o prefeito.
 
Atualmente a equipe responsável pelos trabalhos executados na unidade é formada por 23 profissionais. Protegida pela legislação federal, a floresta possui dois tipos de trilhas para quem deseja conhecer o celeiro natural. Na mini-trilha, num circuito que dura em média 10 minutos, é possível apreciar várias espécies de árvores nativas. A trilha dentro da mata tem um percurso de 3 km e tem acompanhamento de profissionais treinados, que realizam um trabalho de educação ambiental. 


Para fazer a trilha, é necessário o agendamento com antecedência, pelo telefone: (27) 9838-4793. O serviço é gratuito. A Floresta Nacional de Goytacazes fica no quilômetro 153 da BR 101 e está aberta a visitações todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. Para encerrar a apresentação da nova casa, o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, soltou na floresta um filhote de Tamanduá Mirim.

Sobre o Tamanduá Mirim


Animal de ordem extremamente primitiva, de baixa temperatura corpórea e baixo metabolismo. Pertencente a família dos tamanduás-bandeira, ele tem hábitos arbóreos e ao consumo de alimentos pouco energéticos.


O tamanduá-mirim ocorre na América do Sul, a oeste dos Andes, Venezuela, ao norte da Argentina e no Brasil. Seu comprimento total pode variar de oitenta e cinco a cento e quarenta centímetros, com peso de dois a sete quilos.