Dia Mundial do Meio Ambiente: Linhares promove mutirão de limpeza na Lagoa Juparanã

Um dos mais bonitos cartões postais do Espírito Santo, a Lagoa Juparanã, receberá uma visita especial neste sábado, dia 04. Trata-se do mutirão de limpeza que acontecerá a partir das 10 horas, com inicio na Praia das Três Pontas. A ação antecipa a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), e é promovida pela Prefeitura Municipal de Linhares, Sabb Coca Cola, em parceria com o Tiro de Guerra (Exército).

O trabalho de limpeza será feito por equipes das instituições organizadoras do mutirão e por voluntários. Nos locais de difícil acesso, como as matas no entorno da lagoa, a limpeza será feita por 25 homens do Tiro de Guerra, por possuírem preparo para este tipo de ambiente.

A Ilha do Imperador, localizada na Lagoa Juparanã, tão rica em seu aspecto histórico e natural também será contemplada. Cerca de seis barcos habilitados e com capacidade limitada sairão da sede da lagoa rumo à ilha, para recolherem o lixo no local. A Ilha conserva sua vegetação primitiva e no passado recebeu a visitas ilustres como o Imperador D.Pedro II e Getúlio Vargas.

O intuito do mutirão é sensibilizar o público sobre a importância de se envolver na luta pela conservação deste ecossistema por meio de atitudes práticas em seu dia a dia, como por exemplo, jogar o lixo em local apropriado.

O lixo recolhido será transportado por veículo da Secretaria de Serviços Urbanos de Linhares, e já tem destinação certa, será entregue em instituições que trabalham com projetos de reciclagem.

Serviço:
Lagoa Juparanã
Distância da sede do município: 12 km.
Acesso a Lagoa: rodoviário, totalmente pavimentado, sinalizado, em bom estado de conservação.

Semana do Meio Ambiente
De 04 a 08 de junho
Local: Universidade Aberta do Brasil
Programação: http://www.linhares.es.gov.br/Noticias/Noticias.aspx?id=1723