Sensibilização: Passeio Ciclístico comemora o Dia Mundial sem Tabaco

Sensibilizar e promover a saúde. Esses são alguns dos objetivos da mobilização que acontece todos os anos no dia 31 de maio. É que nesse dia, o mundo inteiro celebra o Dia sem Tabaco. Em Linhares, ele será comemorado de forma saudável, com a realização de um passeio ciclístico que a Prefeitura irá promover. Uma parceria entre secretaria municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Atendimento e Promoção da Saúde (Naps) e secretaria municipal de Esporte e Lazer.

A concentração dos ciclistas será às 19 horas, na Praça Nestor Gomes, próximo ao Correios, no centro da cidade. O grupo sairá as 19h30 em direção ao Projeto Linha Verde, no bairro Lagoa do Meio, passando pelo Interlagos. No local haverá uma tenda onde será oferecida orientação quanto aos malefícios do fumo e o tratamento oferecido gratuitamente pela Prefeitura por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo. A tenda estará funcionando a partir das 17 horas e também irá abordar quem estiver caminhando no local.

Para a secretária municipal de Saúde, Sonia Dalmolim, ações como essa são muito importantes. "O nosso trabalho é oferecer qualidade de vida à população e para isso, além de oferecer os serviços em saúde, promovemos a educação e a sensibilização das pessoas para que tenham uma vida mais saudável", afirma. A secretária também destacou que fortalecer o trabalho dos programas de saúde, como o de Controle de Tabagismo, é mais um item previsto no plano de governo discutido com a população, que a Prefeitura está cumprindo.

Além do passeio ciclístico, a equipe do Programa de Controle do Tabagismo percorreu durante o mês de maio várias escolas da cidade promovendo palestras educativas para sensibilizar crianças e jovens quanto aos riscos que o cigarro traz a nossa saúde.

Programa Municipal de Controle do Tabagismo

Criado no ano de 2002, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo de Linhares tem como principal objetivo estimular os pacientes a deixar de fumar e prevenir a iniciação ao uso do tabaco por crianças e adolescentes, na busca por reduzir a mortalidade causada pelo tabagismo e outros fatores de risco. Atualmente em média 500 pacientes são acompanhados pelo programa. O tratamento é gratuito.

O primeiro passo para quem deseja participar do programa é ter o desejo de parar de fumar. As atividades realizadas pelo programa vão desde atendimento individual com médico, psicólogo, enfermeiros, assistentes social, atendimento em grupo com reuniões e atividades sócio educativas, através de palestras e oficinas nas escolas e empresas.

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo funciona no Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (Naps), no Centro. O horário de funcionamento é das 7 às 17 horas e telefone para contato é o (27) 3372-7424.