Seminário apresenta Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Linhares

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 26, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), seminário de apresentação da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, realizado pela Secretaria Municipal de Educação. O evento faz parte de uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e está englobado na Escola que Protege.

Participaram do encontro a Secretária Municipal de Educação Ana Maria Paraíso Dalvi; a representante do Conselho Tutelar do município, conselheira Alaíde Catarina Palauro;  a representante do Conselho Municipal Antidrogas, Maria Pereira Duarte; Programa de Erradicação às Drogas – PROERD, representado pelo sub tenente, Clemildo Muniz; e o juiz da vara da infância e a da juventude, Dr. Leonardo Cunha Bernardes da Silveira. 

O evento contou ainda com a participação da sociedade civil organizada, professores, profissionais da saúde e também com autoridades de outros municípios. Os representantes das entidades que englobam o projeto expuseram ações que estão sendo desenvolvidas por cada um dos setores. Posteriormente, foi oferecida aos presentes a oportunidade de fazer perguntas e contribuições. 

O seminário abordou ainda o que tem sido feito no sentido de minimizar a violência contra a criança e o adolescente no município.  Desde 2010, Linhares aderiu o projeto A Escola que Protege que previne a violência escolar, unindo as instituições no sentindo de discutir as causas e possíveis soluções, além de implementações de ações para minimizar a violência na sociedade.

O evento é a continuidade do curso de Direitos Humano em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, através da Pro- reitoria de Extensão -Coordenação das Áreas temáticas de Educação e Direitos Humanos e o MEC. 

Também está programado um segundo seminário para o próximo dia 01 de junho. Neste, os participantes do curso de Direitos Humanos realizado em 2010 farão as apresentações dos Planos de Ação.