Linhares conhece a história de Emir de Macedo Gomes

Resgatar a história e incentivar a cultura é uma das prioridades da Prefeitura de Linhares, que durante toda a semana recordou a história do município, com fatos e pessoas que marcaram a cidade. Uma delas foi apresentada aos linharenses na noite desse sábado, 21, o político "Emir de Macedo Gomes".

Em vídeo-documentário, o jornalista Franco Fiorot contou a trajetória do médico e político que foi uns dos principais personagens da história linharense e de todo o estado.  A atuação na medicina, a construção da família ao lado da esposa, a figura de pai, o ingresso e a ascensão na política, a luta contra a doença, o falecimento, e o exemplo deixado por Emir, foram alguns dos fatos abordados no documentário.

"Emir de Macedo Gomes foi uma grande político. Não resta dúvidas da sua contribuição para Linhares. Ele produziu benefícios como os 160 km de estradas. Fez convênios para as 24 escolas municipais, que funcionam até hoje, viabilizou recursos para a construção do Hospital Geral de Linhares (HGL) e do terreno onde funciona o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Várias vezes me reportei à ele para iniciar minha vida política. Meu primeiro voto foi em Emir", comentou o Prefeito Guerino Zanon, que elogiou o trabalho do jornalista sobre a vida do político. 

Para o secretário de Cultura, Antônio Bezerra Neto, o documentário é o resgate do nascimento de Linhares e o reconhecimento de pessoas que fizeram muito por essa terra. "O que a memória amou fica para a eternidade e Emir ficou na memória. Ele tinha a arte de fazer política. Se tornou uma lâmpada interessante na nossa história", disse.

O documentário sobre "Dr. Emir de Macedo Gomes" teve duração de 42 minutos, com depoimentos de familiares, amigos, contemporâneos e políticos. Além do acesso ao acervo de fotos guardados há anos pela família do médico.


Segundo o jornalista Franco Fiorot, a ideia de resgatar a história de Dr. Emir, partiu há cerca de cinco anos.  "Sempre ouvi falar da importância dele para Linhares. Então resolvi resgatar a trajetória de sua vida. Conversei com sua esposa (Therezinha) e o filho (Emir Filho) sobre registrar essa história e deixá-la para as futuras gerações. Mas só no ano passado coloquei o projeto em prática", lembrou Franco.

O documentário, produzido pelo jornalista Franco Fiorot, é uma realização da Campo Vivo Comunicações e da 7D Produção, e contou com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da empresa Floresta do Rio Doce Agroderivados e da Fazenda São José.

Quem foi Emir de Macedo Gomes?
Nascido em Remanso, na Bahia, no dia 10 de agosto de 1924, Emir de Macedo Gomes formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia e em 1951, mudou para o Espírito Santo, mais precisamente no município de Linhares.
Foi prefeito de Linhares (1955 a 1958) e deputado estadual por sete mandatos consecutivos. Emir ainda foi secretário de Estado da Agricultura; de Educação e Cultura; da Casa Civil; entre outras pastas.
Emir faleceu no dia 31 de janeiro de 2000.