Audiência pública acontece em clima de tranquilidade e esclarece dúvidas da comunidade

Em clima de muita tranquilidade, comunidade, gestores e investidores se reuniram na noite desta terça e quarta-feira, para as audiências públicas que discutiram os impactos de vizinhança dos empreendimentos do grupo Lorenge, que será instalado no bairro Movelar e do grupo Bergamo Empreendimentos Imobiliários, que será no bairro Três Barras. Os eventos aconteceram respectivamente nesta ordem.

As audiências públicas aconteceram na Universidade Aberta do Brasil – UAB, do bairro BNH, ambas tiveram início às 19 horas. O secretário Municipal Lucas Scaramussa presidiu a audiência do grupo Lorenge. Já o secretário Bruno Marianelli, presidiu na quarta-feira o evento com a participação do grupo Bergamo Empreendimentos Imobiliário.

A audiência contou ainda com a Procuradora Geral do Município, Nádia Lorenzoni, além dos representantes dos grupos investidores.


Em cada audiência foram apresentados os investimentos e suas características estruturais, posteriormente foi oportunizado a comunidade a oportunidade de perguntas e contribuições. 

Entre as questões mais pertinentes está o aproveitamento da mão de obra local por parte das empresas.  Ambas constataram ser vantajoso utilizar mão de obra local.

"A população pode ter certeza que a Lorenge precisará de ajuda. Vamos começar por aqui. O empreendimento de sucesso é aquele que está aliado à comunidade local. Se pudermos adquirir mão de obra aqui de Linhares será melhor". Afirmou o presidente da Lorenge, José Élcio Lorenzon.


Aderbouer Pedroni, sócio administrativo do grupo Bergamo Empreendimentos Imobiliários, também resaltou a importância da contratação dos linharenses.


"Não é vantajoso e nem viável financeiramente a contratação de profissionais de outras localidades. Vamos sim dar prioridade a comunidade de Linhares". Afirmou.

Desta forma, a Prefeitura entende que também é prioridade do município qualificar os profissionais. Para tanto, já está em execução o Programa Integrado de Qualificação, o PIQ, que capacitará cerca de 5000 pessoas no biênio 2011/2012, nas mais diversas áreas, para que a população absorva os novos postos de trabalho que estão surgindo no município.

Outras questões abordadas foram em relação ao trânsito no local, o estudo viário, segurança, meio ambiente, pavimentação e perguntas de cunho comercial.


As audiências duraram cerca de duas horas. Segundo o Secretário Municipal, Lucas Scaramussa, as respostas mais concretas e técnicas serão encaminhadas para o e-mail dos participantes que fizeram perguntas.