Em Linhares, hipertensos têm tratamento gratuito

No dia 26 de abril comemora-se o Dia Nacional de Combate à Hipertensão e em Linhares, o tratamento desses pacientes é oferecido gratuitamente pela Prefeitura por meio do Programa Municipal de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), que funciona no Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (NAPS).

O programa atende pacientes com hipertensão arterial encaminhados pelo médico da Unidade Básica de Saúde. São pacientes que já tiveram Acidente Vascular Encefálico (derrame) e também os que já sofreram infarto.

O Hiperdia tem como objetivo reduzir os fatores de riscos e a morbi-mortalidade por Hipertensão Arterial, Diabetes e suas complicações, priorizando a promoção de hábitos saudáveis de vida, prevenção e tratamento com ênfase na atenção básica.

"A orientação é que as pessoas busquem as unidades de saúde para aferição da pressão ou os agentes comunitários. A partir daí se houver alteração, elas serão encaminhadas ao Naps, aonde receberão a atenção necessária", afirma a coordenadora do programa, Luciana Zaneti.

O atendimento do Hiperdia é realizado no NAPS, que fica no centro da cidade, de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas.

A Hipertensão

A hipertensão, também chamada de pressão alta, corresponde à elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (maior ou igual a 140/90 mmHg). Estes índices podem causar lesões em diferentes órgãos como cérebro, coração, rins e olhos.

A causa exata da doença é desconhecida, mas há diversos fatores que colaboram para seu desenvolvimento como: fumar, estar acima do peso, sedentarismo, excesso de sal na dieta, muito álcool, estresse, histórico familiar e doenças crônicas do fígado.

Os sintomas também não são evidentes. Por isso, um terço das pessoas que tem hipertensão não sabe que possui a doença. O melhor caminho, portanto, é sempre checar a pressão. Caso a pressão estiver extremamente alta alguns sintomas aparecem, são eles: dor de cabeça intensa, fadiga, tontura, problemas de visão, dor no peito, palpitação, falta de ar, inchaço, perda de memória e de equilíbrio, palidez e problemas urinários.

Para prevenir a hipertensão é necessário reduzir o sal da alimentação, mudar o estilo de vida, parar de fumar, moderar o consumo de bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos aeróbicos. Em alguns casos, que só podem ser diagnosticados por um especialista, o controle precisa ser feito com auxílio de medicamentos.