Secretaria de Cultura leva cinema e sorrisos para presídio em Linhares

A Secretaria Municipal de Cultura inaugurou na última sexta-feira, 15, às 16:30h, no Presídio Regional de Linhares mais um cinema do projeto Cinema Itinerante: "Jose Matias de Almeida Neto". Os internos tiveram a oportunidade de assistir um clássico do cinema, de Charles Chaplin, o filme Tempos Modernos.

A psicóloga Lucíola Lopes Moraes Pereira, que atende na unidade penitenciária há quatro anos, afirma que a exibição do filme para os internos é uma forma de inclusão. "O único direito que eles estão privados é o de ir e vir. A intenção foi trazer um pouco de cultura para os detentos, e, além disso, mostrar através do cinema, que pode haver mudança, e que existe um lado bonito da vida", ressalta.

Para um dos internos da penitenciária, o cinema é uma oportunidade de sorrir. "É um evento muito importante para nós detentos. Ficamos felizes porque tem pessoas lá fora que olham para a gente e fazem um trabalho como este. O filme nos mostra que é possível sorrir dentro de um lugar como este, e que vale a pena a gente acreditar numa vida melhor", afirma.

Para o Secretário de Cultura, Antônio Bezerra Neto, essa inauguração é uma maneira de proporcionar o prazer estético e enxergar que esses detentos passem a dispor do tempo que tem para as atividades lúdicas. "Esses internos também fazem parte da sociedade e a população precisa saber disso", ressaltou Bezerra.

"É um processo de inclusão. Uma coisa grandiosa que estamos fazendo aqui. Para mim é uma satisfação muito grande trazer este projeto e oferecer um pouco mais de dignidade", concluiu Bezerra.

O projeto:
O Cinema Itinerante é um projeto da Secretária Municipal de Cultura que consiste em levar filmes consagrados à comunidade de diversos bairros de Linhares. Todas as sessões são gratuitas. A Secretaria oferece toda a estrutura de um cinema, com tela de ótimo porte, áudio e projeção de alta definição.