Projeto de cinema incentiva inclusão de deficientes nas escolas regulares

Incentivar a educação inclusiva por meio do cinema. É com esse propósito que a Secretaria Municipal de Educação reúne, nesta segunda-feira (11), professores da rede pública municipal para mais uma exibição do projeto "Cinema e Educação Inclusiva: Filmes que retratam histórias de vida". O encontro é realizado na Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte, a partir das 18h30.

Os 320 professores participantes do projeto este ano assistirão ao filme "De frente a classe", que traz a discussão sobre a Síndrome de Tourette. São cerca de trinta encontros anuais que, desde 2009 quando foi implantado o projeto, vem fazendo a diferença nas escolas, contribuindo com ambientes mais inclusivos.

"A formação continuada tem o propósito de levar o conhecimento na forma da prática iluminada pela teoria para promover a mediação. O objetivo do projeto é compreender as interfaces de histórias de vida que perpassam pelo público alvo da Educação Especial e o cotidiano escolar", destaca a coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Giovanna de Jesus Drumond.

Atualmente, cerca de 600 alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento são atendidos nas escolas públicas municipais de Linhares. Em 2011, foram implantadas 11 salas de recursos multifuncionais em diversas unidades de ensino do município.