Secretaria de Meio Ambiente participa de ação realizada pela Floresta Nacional de Goytacazes

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, dia 22 de março, a Floresta Nacional de Goytacazes (FLONA) realizou neste último domingo, dia 27, uma ação na BR 101 norte, em Linhares. Na ocasião foram distribuídas para os condutores dos veículos abordados, cerca de 600 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

A ação da distribuição de mudas nativas contou com a participação dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Linhares, com ajuda da Polícia Rodoviária Federal e Guarda Ambiental Municipal, tendo por maior objetivo conscientizar os condutores e passageiros dos veículos que trafegam pela BR 101 norte, sobre a importância da preservação da floresta, da biodiversidade local, divulgando ainda as atividades interativas oferecidas na FLONA, como por exemplo, a mini trilha, onde os visitantes têm contato direto com a natureza.

Cerca de 400 veículos foram abordados na ação de distribuição de mudas nativas. O analista ambiental da FLONA, Leony Wan-del-Rey de Oliveira, ressaltou a importância do evento no intuito de estimular a população a conhecer um dos patrimônios naturais do município.  "A divulgação da FLONA, a conscientização ambiental e a preservação da Floresta se tornam ponto chave de ações como essa, sendo que a floresta está tão próxima da sede da cidade e ainda é pouco é visitada", afirma. 

Flona
A Floresta Nacional de Goitacazes (Flona) é a maior floresta urbana do Espírito Santo e a terceira maior em extensão do Brasil. São 1,3 mil hectares de verde e animais silvestres. Quem mora em Linhares tem como vizinhos animais como pica – pau,veado, tamanduá, jacutinga, macaco-barbado, espécies de cobras( jibóia, bouipeva, jararaca), entre outros. Também é possível encontrar árvores centenárias, jequitibás, jacarandá e outras espécies remanescentes do processo de desmatamento.
Protegida pela legislação federal, possui dois tipos de trilhas para quem deseja conhecer este celeiro natural. Na mini-trilha, um circuito que dura em média 10 minutos, é possível apreciar várias espécies de árvores nativas. A trilha dentro da mata tem um percurso de 3 km e é acompanhada de profissionais treinados, que realizam um trabalho de educação ambiental. Esta trilha deve ser agendada com antecedência. É feita com um grupo de 11 a 30 pessoas. A Floresta Nacional de Goytacazes fica no quilômetro 153 da BR 101, próximo à antiga ponte Getúlio Vargas