Escolas municipais dão exemplo de preservação reaproveitando água da chuva

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Linhares dá um belo exemplo de preservação deste bem indispensável para a vida no planeta: escolas municipais reaproveitam a água da chuva. Com baixo custo de instalação, o sistema garante uma diminuição no consumo de água potável de até 40%.

O sistema começou a ser utilizado nas escolas da rede municipal inauguradas pela atual administração. A água da chuva que cai sobre os telhados das escolas, escorre até as calhas e dessas desce para reservatórios. A água armazenada é utilizada na limpeza, como para lavar os pátios internos, e na irrigação dos jardins.

"Nossas escolas continuarão adotando medidas que visem à preservação da água. Assim, além de contribuirmos com nosso planeta, educamos nossas crianças em ambientes que são condizentes com o que ensinamos a elas", esclareceu a secretária de Educação Ana Paraíso Dalvi.

Além dos sistemas de reaproveitamento de água da chuva, algumas escolas também já utilizam torneiras com desligamento automático, evitando que as torneiras sejam esquecidas abertas e, consequentemente, diminuindo o desperdício.