Cinema Itinerante: Secretaria de Cultura inaugura o Cine Elias Lorenzutti

A Secretaria Municipal de Cultura inaugura mais um Cinema Itinerante. O homenageado dessa vez será o taxidermista Elias Lorenzutti. A inauguração do novo espaço será na sexta-feira, 18, na sede da Associação de Moradores do Araçá, às 19h onde será exibido o documentário etnográfico "O Taxidermista", que mostra a vida e trajetória de Elias Lorenzutti.

Durante mais de 70 anos, Elias Lorenzutti desenvolveu um trabalho de taxidermia envolvendo várias espécies de animais, tornando-se um profissional de referência nacional. No dizer de Augusto Ruschi, Lorenzutti não era apenas um simples "empalhador". Era essencialmente um artista na acepção maior da palavra.
 
Para o Secretário de Cultura, Antônio Bezerra Neto, o acolhimento da comunidade com o projeto tem sido de muita importância para a continuação dos trabalhos do cinema. "É bom perceber como a comunidade tem acolhido o projeto "Cinema Itinerante". Percebe-se que cresce o interesse pelo chamado "bom cinema" capaz de gerar novos caminhos, despertar interesse pela sétima arte", declarou Bezerra.

O Cinema Itinerante é um projeto da Secretaria de Cultura que consiste em levar filmes consagrados a comunidade de diversos bairros de Linhares. Todas as sessões são gratuitas. A secretaria oferece toda a estrutura de um cinema, com tela de mais bom porte, áudio e projeção de alta definição.

O cinema

O cinema é um artefato cultural  criado por determinadas culturas que refletem as mesmas e, por sua vez, as afetam. O cinema é considerado uma importante forma de arte, uma fonte de entretenimento popular e um método poderoso para educar  – ou doutrinar  – os cidadãos. Os elementos visuais dão aos filmes um poder de comunicação universal. Alguns filmes se tornaram mundialmente populares ao usarem técnicas de dublagem ou legendas  que traduzem o diálogo. A origem do nome "cinema" vem do fato de que o cinematógrafo, historicamente, foi o primeiro equipamento utilizado para o registro e exibição de filmes. Por metoníma, a palavra também pode se referir à sala  de espetáculos onde são projetadas obras cinematográficas.