Mais peixe da Apigua nas escolas de Linhares

A Associação de Piscicultores do Guaxe, que tem o apoio da Prefeitura de Linhares, realiza nesta quinta-feira (17) mais uma despesca a ser destinada à merenda escolar das escolas municipais. Desta vez, são 2,2 toneladas de tilápia que vão enriquecer o cardápio dos alunos dos Centros de Educação Infantil Municipais e das Escolas de Ensino Fundamental.

Ao todo, foram adquiridos 5.300 quilos do peixe produzido pela Apigua que estão sendo destinadas as 57 escolas da rede municipal, além de algumas estaduais localizadas na zona rural. O fornecimento do peixe para merenda escolar faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), recurso repassado para a Prefeitura para aquisição de alimentos da merenda. O programa prevê que 30% do valor seja destinado à compra de produtos da agricultura familiar.

Segundo o piscicultor Benedito dos Santos Aguiar, membro da Apigua, a piscicultura representa ganho na produção. "Sou pescador há 26 anos e desde que comecei a trabalhar com a piscicultura destinada aos programas, não tenho perda na produção e sim ganhos, pois você produz o que vai vender, e sempre sabe a quantidade de peixe", complementou.

APIGUA

A associação iniciou suas atividades em 2000/2001, quando o então prefeito estava à frente da Prefeitura. Após passar por dificuldades que estavam impedindo os pescadores de mantê-la ativa, o projeto foi retomado em 2009, após uma reunião entre o prefeito Guerino Zanon, membros da Apigua e demais entidades parceiras.
 
Além de articular com as entidades o retorno da produção, coube a Prefeitura de Linhares a doação de balsas utilizadas no manejo dos peixes. "Sabemos da importância social da criação desses peixes para as famílias do Guaxe. Fico feliz em contribuir com a retomada de projetos como o da Apigua. É uma conquista econômica e social tanto para os associados, quanto para o município", declarou o prefeito Guerino Zanon.