Secretário participa de reunião sobre programa de Segurança Pública com Cidadania

O Secretário de Cidadania e Segurança Pública de Linhares, Coronel Jones da Silva de Freitas Mattos participou nesta terça-feira, 15, na secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) de uma reunião com o Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

A reunião foi presidida pelo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, que apresentou o novo modelo de gestão do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, no qual Linhares participa. 

O objetivo do encontro foi discutir ações integradas de cidadania, segurança pública, defesa social e enfrentamento da violência, tendo como base as novas diretrizes do Ministério da Justiça. O evento reuniu secretários executivos e representantes de diversos municípios do Estado, além de representantes do Pronasci.

Pronasci

Informações do portal do Ministério da Justiça (http://portal.mj.gov.br/pronasci)

Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Além dos profissionais de segurança pública, o Pronasci tem também como público-alvo jovens de 15 a 24 anos que vivem em risco social ou em conflito com a lei; presos ou egressos do sistema prisional; e reservistas, passíveis de serem atraídos pelo crime organizado em função do aprendizado em manejo de armas adquirido durante o serviço militar.

A execução do Pronasci acontece por meio de mobilizações policiais e comunitárias e a articulação entre os representantes da sociedade civil e as diferentes forças de segurança do Estado e dos municípios capixabas. O programa é coordenado por uma Secretaria Executiva Regional, que atua junto ao GGIM e trata da implementação das ações nos municípios. Para garantir a realização das ações do Pronasci, serão celebrados novos convênios, contratos, acordos e consórcios com o Governo do Estado, municípios capixabas, organizações não-governamentais e até organismos internacionais.