8 de março: As mulheres linharenses têm muito a comemorar

Seja ela mãe, jovem, criança ou idosa, a mulher tem um papel muito importante na sociedade e merece o respeito de todos. Por isso, em Linhares, as mulheres são tratadas com dignidade e atenção. A começar pela saúde. Além do atendimento oferecido nas Unidades de Saúde da Família (USF), em 2010 as mulheres linharenses ganharam um local com atendimento exclusivo para elas, o Núcleo de Referência à Saúde da Mulher, localizado no bairro Shell.

O núcleo é um espaço moderno com consultórios de atendimento psicossocial, enfermagem, colposcopia (exame de colo de útero) e ginecologia e obstetrícia, além de salas de aleitamento materno e oficinas. O atendimento é feito por meio de quatro subprogramas: Viva Mulher, Atenção ao Planejamento Familiar, Humanização do Pré-Natal e Nascimento e Aleitamento Materno. E ainda, as mães carentes que fazem o pré-natal no núcleo recebem um kit bebê.

Mas não é só isso. As mulheres linharenses contam com o apoio da Secretaria de Assistência Social que oferece cursos profissionalizantes por meio dos Centros de Referência em Assistência Social, os CRAS. Com os cursos de confeitaria, salgados, corte e costura, pintura, bordado, manicure, garçonete, cabeleireira e outros, essas mulheres retomam ao mercado de trabalho e complementam a renda familiar.

Isso porque, para a mulher linharense que tem filho pequeno, trabalhar não é mais um problema. Os Centros de Educação Infantil Municipais (Ceim?s) dão o apoio necessário a elas. É que crianças de 1 a 5 anos ficam na escola em tempo integral e as mães podem trabalhar tranquilamente, pois tem a certeza de que seus filhos estão sendo bem cuidados e recebendo ensino de qualidade. O último bairro a ser contemplado com um Ceim foi o Canivete e o próximo será inaugurado no Pontal do Ipiranga.

Além disso, as mulheres da terceira idade exercitam o corpo e a mente no projeto realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer, o Alongando com a Melhor Idade.  Cerca de 250 pessoas participam do projeto em cinco bairros da cidade: Aviso, Novo Horizonte, Conceição, Juparanã e São José.

São muitas as ações da Prefeitura que beneficiam toda a população, em especial as mulheres. Isso é muito mais que uma singela homenagem. É respeito pela mulher linharense.