Carnês do IPTU começam ser entregues

Aproveitando a temporada de verão e pré-carnaval, onde muitos veranistas costumam se deslocar para os balneários, em especial Pontal do Ipiranga, a Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria de Finanças e do Setor de Fiscalização Tributária realizam durante toda essa semana no balneário, a entrega de mais de 2.500 carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

Cerca de 27 agentes de arrecadação estão realizando o trabalho, fazendo a entrega de casa em casa. Em Linhares, a entrega vai começar após o carnaval, no dia 14 de março começando pelo Centro e depois nos bairros. 36.504 carnês serão entregues em todo o município.

Quem optar por pagar em cota única à vista ganha 20% de desconto. Para receber esse desconto o IPTU deve ser pago à vista, até o dia 6 de maio. Os contribuintes também podem parcelar o valor em até seis parcelas mensais. O pagamento pode ser feito nas agências bancárias (exceto Banco Itaú), em farmácias conveniadas aos bancos ou em Casas Lotéricas. 

Os moradores que não receberem o carnê e os donos de lotes vagos devem procurar o setor de fiscalização tributária, na sede da Prefeitura Municipal de Linhares, na Av. Gov. Jones dos Santos Neves, 1292, Centro.

Confira o calendário do pagamento:

Primeira parcela ou cota única: 06/05

Segunda: 06/06

Terceira: 06/07

Quarta: 08/08

Quinta: 09/09

Sexta: 07/10


Pagamento do IPTU gera obras

O contribuinte que fez o pagamento do IPTU em 2010 já vê os frutos desse benefício sendo colhidos. Toda a verba que é recolhida com o imposto é revestida em obras de infraestrutura, em investimentos na saúde, educação, segurança, assistência social e outras areas.

"O volume das obras tem aumentando muito. Hoje Linhares passa por obras em quase todos os bairros da cidade, contemplados pelo projeto "Linhares 100% Infraestrutura". Essas obras são frutos colhidos do pagamento feito do imposto em 2009 e 2010", ressaltou o Diretor do Departamento de Administração Tributária, Carlos Fernando Rosa Porto.

Para o Secretário de Finanças do município, José Carlos Pereira, o pagamento do imposto é uma forma direta da população ver Linhares crescer. "Os contribuintes participam diretamente da construção e do desenvolvimento da cidade quando fazem o pagamento do imposto. E em 2011 esperamos arrecadar mais do que os 60% previstos e já arrecadados nos últimos anos e continuar com os trabalhos e investimentos na nossa cidade", ressaltou Pereira.