Alunos do COEP visitam a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE

Estudantes do Centro de Orientação e Encaminhamento Profissional – COEP, estão tendo durante toda esta quinta-feira (17), uma aula em campo sobre consciência ambiental. Eles visitam a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, que fica no bairro Aviso.
 
A ação é da equipe de Educação Ambiental da Semam e visa conscientizar os jovens sobre as questões ambientais e informá-los sobre as ações que estão sendo feitas pela Prefeitura, para promover mais qualidade de vida à população e esclarecer a importância do desenvolvimento sustentável.

A ETE é uma estação modelo para todo o Brasil. Quando funcionar a estação captará o esgoto urbano que passará pela estação elevatória, após sofrerá um processo de decantação e depois vai para os reatores para tratar bactérias aeróbicas e anaeróbicas, em seguida, limpo, será depositado no Rio Doce. A estação já passou por dois testes nos tanques, um com água e outro com esgoto. A ETE tratará 100% do esgoto urbano coletado no município.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, Lucas Scaramussa ressaltou a importância de receber os estudantes na ETE. "Em nome da Secretaria quero dizer que para gente é um privilégio ter vocês aqui. Vocês são o público que a gente quer, formadores de opinião e o futuro de Linhares. É quem irá disseminar essa idéia. Precisamos que vocês valorizem. Existem grandes empreendimentos, mas a ETE é voltada para o bem em comum. Quem trabalha com Meio Ambiente trabalha em benefício de todos. Vamos fazer isso acontecer", afirmou o secretário.

O Secretário ressaltou também os investimentos que estão sendo feitos ao meio ambiente no bairro Movelar, em relação ao córrego do mosquito e na lagoa do Tesch, e afirmou que em breve os moradores terão rede de esgoto e pavimentação.

A visita foi acompanhada ainda pelo biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Fabrício Borgue Folle, que apontou a ETE como exemplo em todos os aspectos. "Essa será uma estação que irá operar muito bem com qualidade tanto para quem trabalhar, quanto para o meio ambiente".

Aucimara de Almeida é assistente social do COEP e acompanhou os alunos a Estação de Tratamento. "Esse contatos é muito importante para o crescimento de cada um. Conhecer a estação vai muito além de pisar em uma edificação, estamos aqui constatando o que o município tem feito pela causa ambiental". Afirmou.

O aluno Diego Borges, de 15 anos, não conhecia a obra, mas gostou de saber sobre sua existência. "São 230 cidades despejando esgoto sem tratamento no leito do Rio Doce. Isso mostra que nós nos importamos com o meio ambiente e que queremos fazer a diferença. Estou muito feliz por saber que em pouco tempo a obra estará pronta?, afirmou o estudante.

ETE
Com a construção da Estação de Tratamento e Esgoto Central (ETE), Linhares lançará no Rio Doce 100% do esgoto tratado. Estão sendo investidos mais de R$ 10 milhões na construção. O terreno em que a ETE está sendo construída fica no bairro Aviso. A obra faz parte do programa "Saneamento para Todos" e mostra mais uma vez a preocupação da Prefeitura com o futuro dos recursos hídricos de Linhares. Quando estiver em funcionamento, a Estação terá capacidade de tratar o esgoto de 140 mil habitantes.