Procon de Linhares adere a Sistema Nacional de Defesa do Consumidor
O PROCON Estadual realizou na terça-feira, 11, no Centro de Convenções de Vitória, uma reunião com todos os PROCONs municipais para assinatura de adesão ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e entrega de equipamentos.
O diretor do Procon, Geraldo Roza e o assessor jurídico, Helder Giuriatto, participaram do evento.
Segundo Helder, a assinatura do termo foi um fato de grande relevância para toda a população. "Este sistema estará disponível para o nosso Município e para mais nove cidades do Espírito Santo. Em todo o Brasil, que possui mais de cinco mil municípios, apenas 170 está equipado com o programa Sindec", lembrou o assessor.
O Sindec é um sistema, um software de gestão de dados, que integra os dados registrados pelos balcões dos PROCONs de todo país, que já aderiram ao programa. Por meio desse sistema, quando o consumidor registra uma reclamação em um Procon Estadual ou Municipal já integrado a ele, outros estados tomam conhecimento do seu pleito, permitindo assim acompanhar como o consumidor está sendo tratado e como está sendo conduzido cada caso.
O sistema também torna possível a formação de um cadastro nacional com dados que mostram os perfis dos consumidores, das demandas e das empresas reclamadas. A criação do Sindec esta prevista na Lei que criou o Código de Defesa do Consumidor, e atualmente está na maioria dos estados integrados e em alguns municípios.
Para estar aptos a realizar o trabalho utilizando o novo sistema, os atendentes do Procon Linhares, passarão por treinamento oferecido pelo Procon Estadual. "Linhares ganhará grande notoriedade e credibilidade frente aos consumidores e empresas", garantiu Helder.