Prefeitura de Linhares apresenta Plano de Saneamento Básico

O saneamento básico é uma das prioridades da Prefeitura de Linhares. Por isso, as Secretarias de Meio Ambiente e Planejamento, realizaram no sábado (08/01) uma audiência pública para discutir o Plano de Saneamento Básico do município. O evento aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte.

Durante a audiência houve a apresentação e debate dos estudos e propostas do plano, que tratará de quatro questões: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.
 
O Plano de Saneamento Básico do município de Linhares tem participação das secretarias de Meio Ambiente, Planejamento, Serviços Urbanos, Obras e Infraestrutura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, o município está dando um grande passo. "Linhares saiu na frente com o Plano de Saneamento Básico. É um trabalho com muita seriedade, realizado, principalmente, pelo Comitê Consultivo e pela Equipe de Campo. A gente almeja não apenas cumprir uma obrigação da Lei Federal, mas principalmente, buscar a universalização do saneamento básico em suas quatro vertentes, bem como buscar estratégias para dificuldades de âmbito nacional", disse o secretário.

Para o secretário de Planejamento, Bruno Marianelli, o plano é uma forma de continuar cuidando de Linhares. "Tentar evoluir na prestação de serviço que é feito para o cidadão linharense. Linhares passa por um crescimento. Temos toda uma particularidade, ambientes sensíveis, que precisamos cuidar, para não perder a natureza", afirmou Bruno.

A audiência pública sobre o Plano de Saneamento Básico teve como objetivo divulgar e esclarecer a opinião pública e obter sugestões e comentários, sobre as propostas do Plano de Saneamento Básico do Município de Linhares, em atendimento ao art.19,§ 5°, da Lei Federal 11.445 de 2007 e art. 26,§ 1°, do Decreto Federal 7.217 de 2010, que dispõem sobre o marco legal e regulatório nacional dos serviços públicos de saneamento básico.

Na audiência também estiveram presentes, Marilene Morais Milanez, da ONG GANC, representando os membros do Comitê Consultivo e Elda Santos Barbosa, engenheira do Saae, representando os técnicos da Equipe de Campo.