Mais investimentos: Linhares recebe fábrica de chocolate

Foi anunciada nesta quarta-feira (15) a instalação de um fábrica de chocolate do grupo Puratos Brasil em Linhares. O empreendimento será mais um dos grandes investimentos que tem encontrado no município do Norte do Estado condições ideais de instalação, e assim, contribuído diretamente para o desenvolvimento da região.

A empresa belga deve investir cerca de R$ 22 milhões na construção da fábrica que, num primeiro momento terá capacidade de produzir 15 toneladas de chocolate fino. Para isso, está prevista a geração de 200 empregos diretos. As obras terão início já em 2011, com previsão de serem concluídas em agosto de 2012.

Além da geração de emprego e renda, a cacauicultura também ganha força. A previsão é de que a fábrica adquira cerca de três mil toneladas das nove mil colhidas por ano no Espírito Santo.

"Esse empreendimento contribui para agregarmos valor ao cacau aqui mesmo no nosso município. Com ele, estamos garantindo a continuidade da preservação da Mata Atlântica e a manutenção e geração de novos empregos na cultura do cacau", afirmou o prefeito Guerino Zanon.

O secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, também destacou a importância da fábrica para a cacauicultura em Linhares. "A fábrica de chocolates consolida a cadeia produtiva do cacau e contempla todos os produtores do município, onde estão concentrados 90% da produção", Bergoli.

Cacau em Linhares

Linhares se destaca no cenário nacional de produção de cacau, ocupando a 3ª posição no ranking dos maiores produtores (Bahia e Pará estão nas primeiras colocações). Atualmente, cerca de 20 mil hectares das terras do município estão cultivadas com o fruto, o que representa aproximadamente 95% da área plantada no estado.