Plano Local de Habitação de Interesse Social reúne milhares de pessoas na UAB

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, realizou na última terça-feira, dia 30, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), mais uma etapa do Plano Local de Habitação de Interesse Social, o PLHIS. O evento reuniu mais de 1.200 pessoas para discutir as estratégias de ação do Plano.

O encontro teve como objetivo iniciar uma discussão com a sociedade sobre as ações de curto, médio e longo prazo que deverão ser implantadas para a composição da política habitacional do município. As ações devem ser capazes de resolver os problemas habitacionais levantados na etapa da construção do diagnóstico. Dentre os principais problemas podemos citar a crescente ocupação irregular de áreas públicas e de preservação ambiental, a falta de política de regularização fundiária, ausência de ações alternativas como reformas e melhorias de unidades habitacionais já existentes, dentre outras.

Embora grande parte do público presente nas reuniões do PLHIS tenham como objetivo a aquisição de uma casa própria, não há uma relação direta entre as ações. Enquanto as inscrições do Programa Minha Casa Minha Vida, destinadas às famílias com renda de até três salários mínimos estão sendo realizadas para atender parte do déficit habitacional do município, o Plano Local é um instrumento político-administrativo que além de levantar com mais precisão o número de famílias que devem ser atendidas pelo poder público, desenvolve, a partir do diagnóstico, propostas e ações que darão um novo caráter às políticas habitacionais da cidade.

Sem a construção do PLHIS, o município tem sua adesão ao Sistema Nacional de Habitação de interesse Social (SNHIS) comprometida, o que representa perda de recursos para implantação de programas na área habitacional.

A próxima etapa do Plano será no dia 15/12, às 19 horas, no Ginásio de Esportes Manoel Salustiano de Souza, no Novo Horizonte. Esta será a última etapa e teve o local alterado em função da capacidade (na programação inicial seria na Universidade Aberta do Brasil). Espera-se mais de 2.000 pessoas para o evento de encerramento. Nessa ocasião a equipe técnica apresentará à população a estratégia de ação final que deverá passar pela aprovação popular.