Emoção marca a 2ª Mostra Cultural do CAPS II

Superação é a palavra que descreve o brilho diferente que existe no olhar dessas pessoas. Não porque são diferentes, mas porque a vida ganhou um novo sentido para elas. Trata-se de cidadãos que possuem necessidades psíquicas e encontraram nas atividades desenvolvidas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) de Linhares, uma nova razão para viver.

Nesta segunda-feira (29/11), os usuários do centro tiveram a oportunidade de mostrar para suas famílias e para a sociedade que o preconceito é muito maior que as próprias limitações. Na 2ª Mostra Cultural, realizada no Centro Cultural Nice Avanza, eles expuseram os artesanatos produzidos durante o ano, cantaram, dançaram, representaram e ainda deram depoimento do que mudou em suas vidas.

"Antes de conhecer o CAPS eu vegetava. Vivia dentro de um quarto sozinho. Hoje eu voltei a viver e a minha família também", disse Antônio. Já a Cláudia está superando seus medos com ajuda médica oferecida pelo centro e o apoio de toda equipe. "Hoje eu me considero vitoriosa. O carinho das pessoas que trabalham no CAPS me faz sentir valorizada como pessoa", concluiu.

O CAPS é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e atende atualmente mais de 100 pacientes que recebem gratuitamente atendimento médico e psicossocial. Durante a mostra, o Coordenador da Estratégia da Saúde da Família, José Ângelo Pandolf, reconheceu a importância do CAPS. "O CAPS é uma complementação da atenção que oferecemos para a população. A dedicação dos servidores supera qualquer dificuldade que enfrentamos".

Para a diretora do CAPS II, Lucineri Ronquetti Silva, o amor da família e dos profissionais que trabalham no CAPS torna o tratamento dos pacientes eficaz. "Com amor superamos as dificuldades e estamos fazendo acontecer".