Prefeito realiza reunião com agentes comunitários e ressalta importância desses profissionais

O Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a Secretária Municipal de Saúde, Sônia Dalmolim e o diretor da Estratégia Saúde da Família (ESF), José Ângelo Pandolfi, realizaram na última quarta-feira, 24 de novembro, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma reunião com todos os agentes comunitários de saúde do município. 

A reunião não foi formal como imagina-se que toda reunião seja e sim um  momento de bate papo entre o prefeito e os agentes. O objetivo foi descobrir quais as principais dificuldades encontradas pelos agentes durante o trabalho que realizam diariamente de visitação aos lares dos linharenses.

Como ressaltado pela Secretária de Saúde, Sônia Dalmolim, "são os agentes que ouvem as críticas, reclamações, elogios e idéias da população para novas melhorias dos trabalhos, por isso é importante ouvi-los. O trabalho que os agentes realizam é muito importante para todo o município".

O Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, enfatizou a importância do trabalho dos agentes e do contato direto que os mesmos têm com a população. "Quem entra nas casas dos munícipes e sentem no dia-a-dia as dificuldades que eles passam são vocês, por isso precisamos conversar com os agentes para melhoria dos nossos serviços oferecidos. Para fazer melhor, precisamos ouvir e entender as vozes das ruas e vocês, agentes, conseguem ouvir".

O trabalho dos agentes

A Estratégia Saúde da Família (ESF), anteriormente chamada de Programa de Saúde da Família (PSF), foi criada há 10 anos, quando Guerino Zanon foi Prefeito de Linhares no mandato 1997/2004. Hoje são 281 agentes que prestam serviços à população de todo o município. São os únicos profissionais com contato direto com as famílias e são eles que identificam e encaminham as demandas e necessidades das famílias para os enfermeiros. Cada equipe tem um enfermeiro responsável que ajuda as famílias a agendarem exames e cuidar da saúde com agilidade.

José Carlos da Gama Cassiano trabalha há 10 anos como agente de saúde no bairro Araçá e para ele a melhoria nos trabalhos da saúde da família em relação a assistência melhorou muito nesses 10 anos.

"Hoje temos condições de oferecer melhor assistências as família. Somos treinados, participamos de capacitações constantemente. Hoje os cartões de vacina estão em dia, a taxa de mortalidade caiu, os diabéticos e hipertensos recebem uma atenção especial, realizamos acompanhamento às grávidas desde o pré-natal até quando a criança completa dois anos e promovemos campanhas para alertar a população sobre algumas doenças, como diabetes. O trabalho foi aperfeiçoado ao longo desses 10 anos e isso é positivo para nós e mais ainda para a população", finalizou o agente.