Linhares é sede de fórum estadual sobre Educação Infantil

Educação Infantil será destaque em Linhares. É que vai acontecer no município, no próximo dia 23 de novembro, a partir das 8 horas, a Reunião Ordinária Descentralizada do Fórum da Educação Infantil do Espírito Santo, promovido pelo Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado – FOPEIES. O encontro vai acontecer no Auditório do Pitágoras.

O fórum promove a discussão, mobilização, proposição, socialização e divulgação das políticas para Educação Infantil articuladas com as demais Políticas Sociais para Infância no estado e municípios.

O objetivo da reunião, sediada em Linhares, é articular as ações do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – MIEIB/ com o Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo – FOPEIES; discutir as proposições e as implementações de políticas públicas para a educação infantil; debater a qualidade do atendimento na perspectiva das novas diretrizes curriculares da educação e dos profissionais que atuam nas instituições escolares, além de compartilhar ações de acesso e obrigatoriedade no atendimento das crianças de 0 a 5 anos e o direito da criança de 5 anos permanecer na educação infantil.

Na programação, está uma palestra com a Prof ª Drª Zilma de Oliveira. Zilma é professora da Universidade de São Paulo (USP) e Consultora do MEC para as novas Diretrizes Curriculares para Educação Infantil. Outro ponto alto do evento é o manifesto "O LUGAR DE CRIANÇA DE 5 ANOS É NA EDUCAÇÃO INFANTIL" que será feito pela Ms. Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto.

Além de Linhares, os municípios coordenadores desta reunião são: Aracruz, João Neiva, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama. O encontro tem como parceiros a Faculdade Pitágoras, o Ministério da Educação/MEC e Prefeituras dos Municípios de Aracruz, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, São Mateus, Sooretama.

Confira a programação completa da reunião:

8h: Café
8h30: Abertura oficial
8h50: Apresentação do Fórum Permanente de Educação Infantil
9h10: Manifesto sobre ?O LUGAR DE CRIANÇA DE 5 ANOS É NA EDUCAÇÃO INFANTIL? – Ms. Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto
9h40: 1ª Palestra: O Currículo vivido e as novas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil
Palestrante: Prof ª  Drª Zilma de Oliveira
Coordenação: Membro do colegiado do FOPEIES
Relatora: Municípios de Linhares, São Mateus e  Sooretama
11h: Debate
12h: Almoço
13h30: 2ª Palestra: Os profissionais da Educação Infantil
Palestrante: Profª  Drª Valdete Coco
Coordenação: Membro do colegiado do FOPEIES
Relatora: Aracruz, João Neiva e Rio Bananal
15h: Debate
15h30: Café
15h50: Reunião conjunta dos municípios da região norte
Ações de acesso e obrigatoriedade no atendimento de crianças de 0 a 5 anos-  Exposição dos municípios da região norte. Coordenação :  Sumika
Relatoras: dois por municípios coordenadores (Aracruz, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, São Mateus, Sooretama)
16h30: Sistematização da carta de Linhares
17h – Encerramento