Prefeitura de Linhares realiza campanha de combate à Tuberculose

Durante toda a semana (16 a 19), as unidades de saúde de Linhares estarão unidas por uma mesma causa: "Combater a Tuberculose". É que a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Programa Municipal de Controle da Tuberculose, está promovendo sensibilização nas unidades de saúde com palestras educativas, orientações, panfletagem e exames gratuitos. 

O principal objetivo da ação é alertar a população quanto à necessidade de reconhecer os sintomas da doença e a importância do tratamento que é oferecido gratuitamente pela Prefeitura no Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde, NAPS.

Em Japira a ação será em uma tenda montada na rua principal, onde irá tratar do assunto e oferecer a coleta do escarro gratuitamente, durante toda a semana, na parte da manhã (9h30 às 11horas). Na quarta-feira (17) haverá tenda em frente à unidade do bairro Araçá e do Juparanã (13h às 17horas). Em Bebedouro, a ação será em frente à igreja católica. Já em Povoação, os moradores devem ficar atentos, pois a ação acontecerá no dia 24 (quarta-feira) de 9h às 15 horas.

A coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose de Linhares, Brunna Nunes Pascoal, alerta: "A tuberculose tem cura, mas o tratamento precisa ser levado a sério. Ele dura cerca de seis meses e não pode ser interrompido, pois a doença pode apresentar um quadro ainda mais grave". Brunna orienta ainda que as pessoas que apresentam tosse há mais de três semanas devem procurar rapidamente uma unidade de saúde.

De acordo com o Livro de Registro do Programa de Tuberculose, em 2009 no município de Linhares foram diagnosticados 41 casos novos de pulmonares bacilíferos (cujo tipo de bacilo é transmissível de uma pessoa para outra). Neste ano 39 pacientes estão em tratamento, sendo 27 casos novos pulmonares bacilíferos. O Brasil é atualmente o 19º país em número de casos de tuberculose e registra quase 4,7 mil mortes por ano por causa da doença.

Em Linhares, a equipe do Programa de Controle da Tuberculose é completa e possui vários profissionais capacitados para oferecer o tratamento à população. Ela composta por Médico, Enfermeiro, Técnico de enfermagem, Atendente, Psicólogo, Assistente Social e estagiário de enfermagem e conta com o apoio das equipes da Estratégia Saúde da Família e do Programa de agentes comunitários de Saúde, na execução da Estratégia do Tratamento Supervisionado (DOTS/TDS).

O NAPS fica na Av. João Felipe Calmon, nº 1115, no Centro de Linhares. O atendimento é realizado das 7 às 18 horas, de segunda a sexta-feira e o telefone do núcleo é o 3372-7443.

Informações para a Imprensa
Tatiane Serafim
Secom PML: (27) 3372-1829
secom@linhares.es.gov.br