Naps promove ação em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes

A Prefeitura de Linhares, por meio do Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (Naps) e do Programa Municipal de Hipertensão e Diabetes (HiperDia), promoveu um evento de sensibilização à prevenção do Diabetes na tarde dessa quinta-feira (11/11), no projeto Linha Verde. O evento teve a parceria da Unimed e contou com a colaboração dos alunos da faculdade Pitágoras e a farmácia Natufarma. A ação faz parte das comemorações ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, que será celebrado no dia 14 de novembro.

Nem a forte chuva, que impediu a realização da caminhada, desanimou quem tirou o dia para cuidar da saúde. Jovens, adultos, idosos e até mesmo as crianças participaram. Eles puderam ouvir orientações sobre os riscos e prevenção do diabetes, fazer exame de glicemia gratuitamente, aferir pressão, conferir o peso, medida e ainda, participar de atividades físicas e aproveitar uma farta mesa de frutas que foi oferecida especialmente para eles.

Seu Reinaldo Alves Batista, 62 anos e morador do Canivete, aprovou a iniciativa. "Eventos como esses nos incentiva a cuidar mais da nossa saúde". A dona Marlene Calef Amaral, 54 anos e moradora do Interlagos, aproveitou a oportunidade. "Eu estava caminhando na Linha Verde e parei aqui para fazer o exame porque acho muito importante". Já a pequena Daniela Lourenço, de apenas nove anos, deu exemplo de cuidado com a saúde. "A minha médica disse que eu emagreci muito e eu vim fazer o exame. Nem doeu!".

O Hiperdia é oferecido no Naps do município e tem como objetivo articular e integrar as ações nos diferentes níveis de complexidade e os setores públicos e privados. O intuito é o de reduzir os fatores de riscos e a morbi-mortalidade por Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus e suas complicações, priorizando a promoção de hábitos saudáveis de vida, prevenção e diagnóstico precoce e tratamento com ênfase na atenção básica. Para mais informações ligue: 3372-2132.

Sintomas da doença

Os sintomas da diabetes mais comuns são a sede intensa, urinação frequente, fome frequente, cansaço, perda de peso repentina, demora para curar ferimentos, pele seca, formigamento nos pés e visão borrada. Entretanto, algumas pessoas não chegam a apresentar estes sintomas.