Agentes de Saúde da Prefeitura recebem capacitação do INSS

Ao atuar no contato direto com a comunidade, os agentes de saúde são importantes propagadores de informação. Pensando nisso, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizam nesta quarta e quinta-feira (10 e 11) uma capacitação para quase 300 agentes dentro do Programa de Educação Previdenciária.  O curso acontece na Universidade Aberta do Brasil, das 8 às 11h30.

As informações estão sendo repassadas pelo chefe da agência do INSS de Colatina, Hudson Lievore, e pela assistente social da agência de Linhares, Aline Paris. De acordo com Aline, os agentes podem contribuir muito para sanar as dúvidas dos possíveis usuários do INSS. "Com a formação dos agentes pretendemos disseminar a cultura da previdência, contribuir para diminuição da informalidade e até mesmo chegar a famílias que têm direito ao benefício, mas nem sempre têm conhecimento disso", explicou a assistente social.

A agente de saúde que atua no bairro Nova Betânia, Danielli Gabler, aprovou a iniciativa da Prefeitura e do INSS. "Por estarmos sempre em contato com os moradores, criamos vínculos com eles e nos tornamos referência. As pessoas nos procuram para saber sobre diversos assuntos, e um deles é na área da previdência. Com os conhecimentos adquiridos nessa capacitação, poderemos orientar e encaminhar os moradores para o órgão certo quando necessário", afirmou Danielli.

É uma prática da Secretaria Municipal de Saúde promover capacitações para os agentes, principalmente com assuntos ligados diretamente à área. A atualização dos profissionais é fundamental para garantir o bom atendimento à população.