Guerino e secretária de Educação se reúnem com estudantes do ensino médio

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon e a Secretaria Municipal de Educação, Ana Paraíso Dalvi, realizaram uma reunião com os alunos do Ensino Médio do município. O objetivo da reunião foi dialogar com os estudantes sobre a oferta do Ensino Superior no município e apresentar como funciona a administração de uma prefeitura. Linhares é o único município do estado que financia o estudo superior e foi o primeiro do país a ter essa iniciativa ainda em 2001, na gestão anterior de Guerino, com o Programa de Desenvolvimento do Ensino em Rede-Poder.


Num diálogo bem franco e objetivo Guerino afirmou que vai manter tudo que está em seu plano de governo: "Até o final do meu mandato vou ter cumprido tudo que está em meu plano. Vou manter e ampliar as vagas do ensino público. E quero que todos entendam que eu não fechei a Faceli. Ela está funcionando, agora regularizada, e só não abrimos processo seletivo em 2009 por que tivemos orientação do Ministério Público para não ofertar o vestibular, já que os cursos não eram autorizados", explicou.

Continuando na sua fala: "Neste ano não foi possível ofertar vestibular porque não temos prédio para alojar os alunos, já que o prédio da Faceli foi doado ao IFES na gestão anterior. Não deixaria de investir no Ensino Superior e por isso criamos o Programa Social de Incentivo e Acesso ao Ensino Superior, onde 300 alunos estão cursando hoje a faculdade no curso e instituição de sua escolha". As vagas foram adquiridas em cursos de graduação da rede particular de Ensino Superior, mediante adesão da instituição.

Na oportunidade, Guerino falou sobre as possibilidades e dificuldades da prefeitura. Os alunos tiveram toda liberdade para fazer perguntas ao Prefeito e a Secretária. "Conversar com os alunos, ouvir o que eles pensam e também passar a nossa realidade é fundamental numa gestão democrática como a nossa. Todos podem ter certeza que um momento como este não acontece em todo município", frisou Ana Paraíso.


Para o prefeito de Linhares a reunião foi muito proveitosa. "Queria esclarecer as dúvidas dos estudantes e acredito que o objetivo foi cumprido. Muitos não tinham conhecimento, por exemplo, que não pode haver restrição no vestibular da Faceli, podendo o mesmo ser disputado por qualquer pessoa do país, não importa a renda, em que escola estudou antes ou até mesmo se já cursou outras faculdades".

Finalizando a reunião os estudantes agradeceram a oportunidade de conversar com o prefeito e se comprometeram em passar as informações aos colegas das escolas que estavam representando naquele momento.