Mais Saúde: Prefeitura investe em tecnologia e implanta o Prontuário Digital

Mais agilidade e menos desperdício. Assim será o atendimento na área da saúde em Linhares. Para isso, a Prefeitura está investindo na contratação da Fundação Israel Pinheiro (FIP), uma empresa especializada no desenvolvimento de produtos e sistemas de informação na área de saúde. A Fip oferece o software SAIS (Sistema Avançado de Informações na Saúde), cuja função principal é a gestão da saúde municipal através da digitalização das informações da secretaria.

O novo sistema permitirá aos servidores da saúde o compartilhamento e universalização das informações. Com ele será possível ter todo o histórico do paciente, como o número de consultas, exames, doenças pré-existentes, entre outras informações, em um Prontuário Digital. Assim o serviço de saúde se tornará mais ágil e eficiente, além de evitar desperdício de materiais e serviço público.

"Nós fomos em busca de um sistema que ajudasse o trabalho dos nossos servidores. Desde o início de 2009 estamos procurando um sistema que nos atenda e o SAIS é o mais próximo do que queremos. Acreditamos que nos próximos meses estaremos implantado esse sistema aqui no município", afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Sônia Dalmolin.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou um Projeto Piloto, em que o novo sistema será implantado, primeiramente, nas unidades de saúde do bairro Interlagos. Para isso treinou seis equipes de Estratégia de Saúde Familiar (ESF) do bairro, totalizando 48 agentes comunitários. Eles irão cadastrar os cidadãos para que o atendimento nessas unidades possa começar a ser realizado com o SAIS.

Na última terça-feira (26), todos os funcionários da Secretaria conheceram o novo sistema por meio de uma palestra oferecida pela Fundação Israel Pinheiro, no auditório da faculdade Pitágoras.