Dia de combate ao câncer de mama reúne multidão em Linhares

Nesse sábado (23), centenas de mulheres linharenses deixaram seus afazeres para cuidar de algo muito valioso, a saúde. Elas participaram do evento realizado pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que integra as ações realizadas durante o "Outubro Rosa", um movimento mundial que luta pela prevenção e detecção precoce do câncer de mama e tem como maior parceira, a Avon Cosméticos.

A Secretária Municipal de Saúde, Sonia Dalmolim, acompanhou de perto o evento e falou sobre o trabalho que a Prefeitura vem realizando na área da saúde. "Esse evento é uma oportunidade de mostrarmos para as comunidades os serviços que a Prefeitura oferece na área, principalmente da mulher, através das unidades de saúde e do trabalho da equipe da Casa da Mulher".  

Além da sensibilização sobre o câncer, outras doenças foram discutidas durante todo o dia. Palestras, estandes, distribuição de preservativos e exposições levaram às mulheres informações importantes sobre o cuidado com a saúde. Um ônibus com estrutura de um consultório médico realizou exames gratuitos. Além da mamografia, elas puderam fazer teste de Sífilis, de Hepatite C, HIV, Glicemia capilar e aferição de pressão.

A equipe do NAPS ofereceu serviços do programa Viva Mulher, e dos outros programas que desenvolve: SISVAN, HIPERDIA, Tabagismo, Hepatites Virais, Hanseníase, DST AIDS, Planejamento Familiar, Aleitamento e Pré-Natal de alto risco. Foram realizados cerca de 1.800 atendimentos e 50 mamografias. Dona Maria Ribeiro Cussuol, 69 anos, aproveitou a oportunidade. "Fiz exame de glicemia e medi minha pressão. Graças a Deus está tudo certo!".

Ainda durante o evento, o Moto Clube Linhares realizou uma "motociata" que percorreu as ruas da cidade para chamar a atenção das pessoas sobre a causa da campanha. Vanessa Gurgel Zanoni participou do evento e parabenizou a iniciativa. "É um evento que ajuda informar e conscientizar as mulheres, como também quebrar alguns tabus, pois vi muitas mulheres idosas participando. Isso é muito importante", disse.