Saúde: linharenses fazem cirurgia de catarata sem custo

Cerca de 40 idosos de Linhares vão em busca da realização de um sonho a partir do próximo sábado (09): voltar a enxergar com maior nitidez. Com a contribuição da Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria Municipal de Saúde, eles irão ao Hospital Evangélico, em Vila Velha, para realização da cirurgia.

Os pacientes, quando constatado a catarata em consulta oftalmológica, foram encaminhados a Agência Municipal de Agendamento (AMA) para os procedimentos. Assim, a Prefeitura disponibiliza o acompanhamento pré-cirúrgico com a realização dos exames necessários, agenda a cirurgia junto ao hospital e transporta os idosos até Vila Velha, tudo acompanhado de uma enfermeira devidamente capacitada para auxiliá-los.

"A cirurgia é simples e sem custo para os pacientes. Uma lente é implantada e a chance de 100% de recuperação da visão é grande. Após a cirurgia retornamos ao hospital para que o paciente passe por avaliação médica", esclareceu a enfermeira Andressa Matias Lopes.

Parte dos pacientes que irão ao Hospital Evangélico no próximo sábado farão a cirurgia no mesmo dia, outros serão avaliados e terão a cirurgia agendada para os próximos dias. Assim, nos casos mais simples os idosos já retornarão para Linhares com a cirurgia realizada e posteriormente continuarão recebendo atenção da Secretaria Municipal de Saúde, como na realização dos curativos.

Este ano, cerca de 30 linharenses já passaram pela cirurgia e a expectativa é de que até o fim do ano cerca de 200 sejam atendidos.

Saiba mais sobre catarata
(fonte: http://www.tudosobrecatarata.com.br )

O que é? – A catarata é a diminuição da transparência do cristalino. O cristalino é uma lente localizada dentro do olho humano importante na focalização das imagens captadas pela retina. Com a opacificação desta lente, as imagens captadas pelo olho perdem sua nitidez e qualidade.

Prevenção – Até hoje não se conhecem quaisquer medidas eficazes para prevenir o surgimento de catarata. Alguns hábitos de vida como o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, podem estar relacionados com uma maior incidência da catarata. Certos tipos de medicamentos e colírios também podem induzir o aparecimento da doença.

Causas – A catarata pode ser resultante de problemas genéticos, metabólicos, nutricionais e agressões ambientais como a exposição excessiva à luz solar. Pode ser secundária a outras doenças oculares e sistêmicas, porém o fator de risco mais relevante é a idade.

Sintomas — Em seu estágio inicial, a catarata pode causar uma perda discreta da qualidade visual, alterando a visão das cores, que se apresentam mais desbotadas. Outro sintoma comum é a diminuição da acuidade visual noturna, às vezes com certo ofuscamento na presença de focos intensos de luz, como faróis de automóveis. À medida que a catarata avança, a visão vai ficando progressivamente mais turva e embaçada, prejudicando as atividades mais comuns tais como a leitura, o caminhar ou até assistir TV. Nos casos extremos, a queixa óbvia é a perda da visão útil. Não são raros os casos de pacientes mais idosos que sofrem quedas e fraturas sérias devido à visão prejudicada pela catarata.