Prefeitura ajuda crianças linharenses a encontrarem um lar

Uma família: o presente que muitos pequenos gostariam de ganhar neste Dia das Crianças. Para eles nem festa, nem doces, nem brinquedos. Apenas amor e carinho podem devolver um sorriso que a violência ou abandono roubou. Em Linhares, muitas crianças vivem essa espera sob o cuidado de uma mãe social, em um orfanato.

Marlene Borges é coordenadora do orfanato Raphael Thoms há 12 anos e acompanha de perto essa realidade. Durante todo esse tempo ela acalentou muitos "filhos postiços". Uns voltaram para casa, outros encontraram novas famílias. Mas a tarefa de Marlene continua. Ela dedica a sua vida para que as crianças do abrigo tenham um lar de verdade.

Atualmente, o orfanato Raphael Thoms abriga seis crianças. Em setembro eram vinte e uma. Algumas foram adotadas e outras voltaram para suas famílias. Geralmente as crianças chegam ao orfanato encaminhadas pela 1ª Vara da Infância e da Juventude. Elas têm entre 0 e 12 anos, são de ambos os sexos, e ficam abrigadas em caráter integral ou temporário. Normalmente, estão em situação de risco pessoal e/ou social. Na casa, recebem acompanhamento de uma psicóloga e uma assistente social.

O orfanato tem capacidade para atender 30 crianças e possui uma estrutura ampla com três andares e vários dormitórios. A casa sobrevive de doações individuais e de parcerias. A Prefeitura de Linhares oferece uma quantia mensal em dinheiro para a manutenção da casa, e disponibiliza quatro servidores públicos, o que ajuda a garantir o conforto e a qualidade de vida dessas crianças.

"Aqui nossas crianças levam uma vida normal. Vão à escola, à igreja, ao médico, brincam, passeiam, entre outras coisas. Fazemos de tudo para que elas se sintam em casa", diz Marlene. Com emoção a coordenadora também falou como se sente quando uma criança vai embora. "Fico com o coração partido, pois para mim eles são como meus filhos, mas sei que o melhor para eles é ter uma família de verdade e fico muito feliz quando isso acontece".

O Orfanato Raphael Thoms fica no bairro Araçá, na Av. Deodoro da Fonseca s/n, próximo à praça. As visitas são abertas nas quintas e sextas-feiras em dois horários: de 9h às 10 horas e de 14h às 16 horas. O telefone do orfanato é o 3264- 3878.