Dicas para as compras do Dia das Crianças

O Dia das Crianças está próximo. No comércio as ofertas são para todos os bolsos e gostos. De acordo com levantamento do Serasa Experian, os comerciantes de todo o Brasil estão mais otimistas quanto às vendas relativas à data neste ano.

Para não errar na hora das compras o PROCON de Linhares da dicas de como levar pra casa o melhor e mais seguro produto. A principal orientação do órgão é, antes de comprar qualquer brinquedo verifique na embalagem os seguintes dados:

A faixa etária a que se destina o produto;
A identificação do fabricante;
As instruções de uso e de montagem;
A existência do selo de segurança Inmetro, que indica que o brinquedo foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas em vigor;
O selo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq).

Além destas dicas, confira outras recomendações do diretor do PROCON de Linhares, Geraldo Rosa:

A ESCOLHA MAIS ADEQUADA DO BRINQUEDO

 É recomendável que se opte pelo brinquedo que seja mais adequado com seu desenvolvimento e que esteja dentro das normas e dos padrões de segurança. São preferíveis os mais educativos, aqueles capazes de estimular a sua coordenação motora, a afetividade, a inteligência e a socialização.

CUIDADOS NA HORA DE ADQUIRIR UM BRINQUEDO

O consumidor deve ficar atento na hora de adquirir um brinquedo. A pesquisa é fundamental. Veja se tem o selo do INMETRO. No caso de brinquedos eletrônicos ou mecânicos o consumidor deverá testar o produto no momento da compra.

Os preços costumam variar bastante de um lugar para outro. Portanto, ao adquirir um produto verifique o seu mecanismo de funcionamento, a pilha, a bateria ou fricção, pois devem levar em consideração os custos que uma dessas opções representa.

Todo produto deve conter informações adequadas e claras sobre suas características, quantidade, qualidades, origem, composição, preço, prazo de validade, garantia, entre outros, assim como sobre os riscos que possam apresentar à saúde e à segurança do consumidor.

Nunca compre por impulso. Nem sempre aqueles produtos da moda são os adequados. Os produtos importados devem apresentar as mesmas informações exigidas para produtos nacionais, em Língua Portuguesa.

Na escolha de brinquedos para menores de 03 (três) anos, evite aqueles que possuem peças muito pequenas que possam ser engolidas ou aspiradas, as embalagens não devem conter grampos, pregos ou parafusos.

NOTA FISCAL

Exija o comprovante fiscal, documento fundamental para casos de troca por defeitos.

PRAZOS

Se forem verificadas imperfeições nos produtos, o consumidor tem até 30 dias para fazer a troca na loja. A substituição pode ser feita de imediato, mas, se for alegado impossibilidade, o comerciante tem até 30 dias para responder à solicitação.

PRODUTOS PIRATAS

Evitem comprar no mercado informal. Apesar de serem mais baratos os brinquedos não têm a certificação de qualidade e segurança do Inmetro, nem a garantia de troca.

INTERNET

Atenção às compras via Internet. Verifique se não há reclamações do site nos órgãos de defesa do consumidor. Para o caso de portais de compra estrangeiros, certifique-se se há algum representante da marca no País.

DICAS IMPORTANTES

O consumidor deve ser lembrar de que as melhores coisas da vida não precisam ser necessariamente caras ou pagas.  Aproveitar o dia das crianças levando o seu filho ao cinema ou ao museu Elias Lorenzutti. Ensine a ele brincadeiras tradicionais, como jogar pião e pular amarelinha por exemplo. Aprenda com ele novas brincadeiras. Essas são dicas para estimular a convivência familiar e fortalecer os laços entre pais e filhos.