Prefeitura apoia criação da Associação Folclórica de Linhares

A Prefeitura de Linhares através da Secretaria Municipal de Cultura realizou no último sábado, 25 de setembro, no Centro Cultural Nice Avanza, uma reunião com grupos folclóricos de Linhares e pessoas ligadas ao setor, para efetivar a criação da Associação Folclórica de Linhares (Afolc).

Cerca de 200 pessoas participaram do encontro. A presidência da Afolc ficou com o Mestre Militão e a vice-presidência com Carlos Sangália. Mais 16 pessoas participam da associação.

Segundo o Secretário de Cultura, Antônio Bezerra Neto, ficou pactuado no estatuto, o revigoramento da cultura popular de Linhares. "O objetivo da Afolc é que Linhares entre no mapa dos festejos populares. Vamos fortalecer a cultura popular e manter essas festas, retomando as apresentações de grupo de Congo e Folia de Reis, como os de Degredo e Guaxe. Vamos auxiliar ainda a produção de vídeos e ensaios fotográficos, facilitando o intercâmbio com outros municípios".

Ao final do dia, houve apresentação de grupos populares na Rua da Conceição, como o Congo Mirim de Povoação; Congo Adulto de Regência Augusta e Grupo de Folia de Reis Mirim de Povoação.