Emoção marca encerramento de curso no Cras Nova Esperança

No rosto, além de um sorriso de orelha a orelha, os olhos marejados descreviam a emoção. O sentimento de impotência de quem antes não sabia como ajudar na renda familiar, agora dá lugar ao orgulho de gerar o sustento com o lavor das próprias mãos. Assim, cerca de quinze mulheres sentiram-se ao receber da própria comunidade e da Prefeitura, os cumprimentos pela conclusão do curso de Preparação de Salgados, na tarde da última sexta-feira (06/08).

O curso que foi oferecido pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras), do bairro Nova Esperança teve duração de três semanas. Por meio dele, as mulheres aprenderam todo o processo de preparação do salgado, seja ele assado ou frito. Os melhores recheios, as maneiras corretas de conservá-los, como prepará-los adequadamente evitando desperdício e ainda, como comercializá-los, observando custo e lucratividade.

O professor José Cascimer Gonçalves demonstrou-se além de um mestre na cozinha, um exemplo de motivação com o lema: "Tudo é possível se crer". As belas palavras tiveram efeito e contagiaram as alunas. "Vamos nos unir, pois assim podemos ajudar umas as outras", disse Vanessa Liut de 30 anos, que agora pode trabalhar em casa e cuidar do seu filho especial. Para Genilda Rodrigues dos Santos, o sonho é ainda maior. "Quero montar o meu próprio negócio, colocando em prática tudo que aprendi no curso", disse.

A tarde seguiu com uma animada confraternização e degustação dos salgados produzidos durante o curso. Ao final, o coral formado pelas crianças atendidas pelo próprio Cras fechou com "chave de ouro" o emocionante dia que, com certeza, ficará na memória de quem participou do curso.