segunda-feira, 12 de maio de 2025
Notícias

Prefeito de Linhares é o primeiro a participar do Censo 2010

Já começou a caminhada no município pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. O Censo 2010 teve início oficialmente neste domingo, dia 1º de agosto e simbolicamente o primeiro entrevistado de Linhares foi o prefeito Guerino Luiz Zanon. A visita ao gabinete foi realizada na manhã desta segunda-feira (2), pelo coordenador de subárea Vinícius Abreu da Silva.

Acreditando na importância dos trabalhos realizados pelo instituto, a Prefeitura de Linhares cedeu espaço para a instalação do escritório onde estão concentradas as atividades do órgão.

"Aproveitamos a oportunidade para agradecer o ótimo espaço cedido para a instalação do escritório do instituto e ressaltamos também a importância do apoio municipal para a realização dos trabalhos." Declarou o coordenador de subárea, Vinícius Abreu da Silva.

"Queremos tanto quanto eles o sucesso desta pesquisa porque através dela teremos em mãos dados importantes para a execução de diversos trabalhos municipais", afirmou o prefeito de Linhares Guerino Zanon.

Em Linhares serão 130 recenseadores realizando o trabalho que durará cerca de três meses. Os profissionais visitarão todos os domicílios linharenses. Para sua identificação, os recenseadores terão o seu documento de identidade (com nome e foto), no bolso do colete, portarão o aparelho de coleta de dados (PDA) e estarão uniformizados com colete e boné do Censo 2010.

Segundo o coordenador de subárea, Vinicius Abreu da Silva, a informatização da coleta vai permitir divulgar os resultados do Censo mais rapidamente. Além disso, os sistemas de supervisão e gerencial, programados com informações previamente conhecidas de municípios e setores censitários, fazem críticas imediatas, identificam eventuais falhas de cobertura e automatizam o fechamento da coleta nos municípios e a liberação do pagamento dos recenseadores quando concluída sua tarefa.

A transmissão desses dados para o IBGE será feita nos cerca de 7.000 postos de coleta que estão sendo instalados em todo o país.

Censo revelará quem somos e como vivemos

O Censo 2010 revelará um novo retrato da sociedade brasileira, em um conjunto de informações demográficas, socioeconômicas e habitacionais. Investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça, deficiência e religião, entre outros, o Censo servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década.

Amplamente discutido com especialistas e usuários e atendendo a recomendações internacionais, o questionário do Censo 2010 trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000.

Entre as novas questões sobre os domicílios, serão investigados a existência de medidor e a disponibilidade de energia elétrica; a existência de telefone celular, de motocicleta e de acesso à Internet; se algum morador emigrou para outro país e se há mais de um responsável pelo domicílio, entre outros.

Informações adicionais – ES
Número de municípios: 78
Número de treinandos: 3705
Recenseadores contratados: 3387
Número de domicílios: Cerca de 1 milhão
Postos de coleta: 102 postos