Salvando sorrisos: Linhares conta com Programa Municipal de Traumatismo Dental

O traumatismo dental é provocado por qualquer pancada que atinja os dentes ou partes da boca vizinha aos dentes causando-lhes estragos. E você sabia que este traumatismo representa um dos mais sérios problemas de saúde pública entre crianças e adolescentes, principalmente na faixa etária de sete a 11 anos?

A falta de informação da comunidade sobre traumatismo dental tem dificultado o tratamento, contribuindo para a perda dos dentes ou aparecimento de outras complicações. Ainda, o trauma psicológico e emocional que se segue a perda acidental de um dente permanente anterior é completamente ignorada.

Por isso, com o intuito de diminuir o grande impacto na qualidade de vida da criança e do adolescente vítima de traumatismo dentário, os cirurgiões-dentistas da Prefeitura Municipal de Linhares por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveram o Programa de traumatismo dental: Salvando Sorrisos.

O programa prioriza o tratamento das lesões traumáticas, que podem levar a perda precoce da dentição permanente de crianças e adolescentes, bem como a realização de restaurações estéticas para os casos de fraturas. Além deste atendimento de urgência, é oferecido a população atingida o tratamento especializado de suporte de forma a dar continuidade ao atendimento de urgência. O público alvo do programa são as crianças e adolescentes na faixa etária entre sete e 15 anos.

Os cirurgiões-dentistas do Salvando Sorrisos recebem capacitações periódicas para atender esta demanda. O programa busca ainda, realizar campanhas educacionais, a fim de orientar a população, principalmente aquelas pessoas que tem um convívio mais direto com crianças, em relação aos primeiros socorros em caso de acidentes envolvendo traumatismo dental.

Para ser atendido pelo programa basta se dirigir a uma Unidade de Saúde ou ao Hospital Geral de Linhares (HGL). O cirurgião-dentista desta unidade realizará os procedimentos de urgência. Após este atendimento, se necessário, o paciente será encaminhado por este profissional para avaliação no centro de referência para tratamento especializado, que atualmente é realizado no Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (Naps). Todas as etapas do tratamento são oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Linhares.

As cirurgiãs-dentistas, Rosangela Fereguetti e Luciane de Vasconcelos Tessarolo, que integram a equipe que coordena o programa enfatizam que a atitude correta das pessoas leigas, em relação aos primeiros socorros, pode salvar um dente.

Rosangela Fereguetti, também explica sobre os tipos de traumatismos. "Os estragos causados por um traumatismo são vários e destacam-se: a fratura que é quando um pedaço do dente se quebra, a luxação quando o dente fica bambo ou muda de posição e a avulsão o dente sai inteiro da boca após uma pancada", explica.

E para que as pessoas não deixem de sorrir o Programa Salvando Sorrisos explica sobre alguns cuidados que devem ser tomados caso haja o traumatismo dental. Lembrando que esses cuidados se corretamente seguidos podem salvar um dente: Confira abaixo!

O que fazer se um dente quebrar (fratura)?
1 – Ache o pedaço do dente.
2 – O pedaço pode ser colado.
3 – Guarde o pedaço do dente quebrado num frasco com soro fisiológico ou água filtrada.
4 – Para que possa ser colado procure imediatamente um dentista.

O que fazer se um dente saiu inteirinho com raiz e tudo (avulsão)?

1- Localize o dente.
2 – Deve-se agir com rapidez. Quanto menor o tempo perdido, maior a chance de salvá-lo.
3 – Mantenha a calma.
4 – Não limpe o dente utilizando produtos químicos tais como sabão,álcool, detergente.
5 – Se estiver sujo apenas lave-o em água corrente.
6 – Recoloque o dente no seu lugar imediatamente.
7 – Manter o dente em posição, com uma gase, algodão ou pedaço de tecido limpo.
8 – Havendo qualquer dificuldade, o melhor é guardar o dente num frasco com leite.
9 – Sempre em qualquer caso o dentista deve ser procurado imediatamente.