Prefeitura de Linhares inaugura Cineclube Mestre Zezinho

A Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria de Cultura dá mais um importante passo para a cultura local. Além das apresentações mensais que realiza no Grupo de Resgate São Francisco de Assis, através do projeto Cinema Itinerante, a secretaria inaugura nesta quinta-feira, 8, às 19h, no Ceim José Elias, no bairro Linhares V, o Cineclube Mestre Zezinho.

A inauguração do cineclube é uma oportunidade dos moradores conhecer um pouco mais sobre o cinema e aproveitar para ter momentos de lazer em cada exibição que será realiza gratuitamente no local.

Em sua primeira apresentação, o filme exibido será "Contos de Nova York", de Martin Scorsese. O objetivo do Cine Mestre Zezinho é despertar na população uma consciência cinematográfica, criar uma percepção estética do que vem ser efetivamente cinema e apoderar-se da produção cinematográfica voltada para criticidade.

Abaixo a sinopse do filme "Contos de Nova York":

Na primeira história, "Lições de Vida" (Life Lessons), dirigida por Martin Scorsese, Lionel Dobie (Nick Nolte), um famoso artista plástico, fica arrasado quando Paulette (Rosanna Arquette), sua namorada e assistente, planeja abandoná-lo.
Na segunda, "A Vida Sem Zoe" (Life Without Zoe), dirigida por Francis Ford Coppola, Zoe (Heather McComb), uma menina, vive esquecida em um hotel de luxo enquanto seus famosos pais viajam o mundo. Na terceira, "Édipo Arrasado" (Oedipus Wrecks), dirigida por Woody Allen, Sheldon Mills (Woody Allen) é um advogado que não consegue se libertar da mãe dominadora.
Lições de Vida, de Scorsese, por ser a primeira parte do filme, escapa disso. Fica mais fácil acompanhar a história de um pintor famoso (Nolte) que passa por uma encruzilhada: ao mesmo tempo em que termina um quadro para uma exposição, deve tentar se reconciliar com sua assistente, a quem ‘ama’ (Arquette). No entanto, ele sabe que – para ele – a arte vem em primeiro lugar, e isso o atrapalha sempre. Por exemplo: ele é incapaz de mentir para a garota (que também quer ser pintora) sobre a qualidade dos quadros que ela faz. Mesmo que isso a magoe. O roteiro é interessante, e as atuações da dupla central, excelentes. A direção de arte/cenografia é impecável. O atelier de Nolte é grandioso e, ao mesmo tempo, frio, sem sentimentos. Isso é um reflexo do próprio pintor que, apesar de ter uma sensibilidade imensa como artista, é frio em seus relacionamentos pessoais. O bar em que o comediante interpretado por Steve Buscemi se apresenta é, também, fantástico: é a reprodução dos trilhos do metrô. Este é, sem dúvida, o melhor dos três ‘contos de Nova York’. 

Título original: New York Stories
Lançamento: 1989 (EUA)
Direção: Martin Scorsese
Atores: Woody Allen , Mia Farrow , Ira Wheeler , Jessie Keosian , George Schindler
Duração: 124 min
Gênero: Comédia