Peixe na mesa de entidades filantrópicas de Linhares

Entidades filantrópicas de Linhares vão incrementar o cardápio a partir da próxima semana. É que a Associação de Piscicultores do Guaxe – Apigua – inicia o fornecimento do peixe produzido nas gaiolas da associação para instituições sociais. Por mês, serão entregues 690 quilos de tilápia.

O fornecimento foi possível por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento. O produto será distribuído entre a Casa de Resgate São Francisco de Assis, o Lar da Fraternidade/Assistência ao Menor Especial (AME) e o Asilo dos Velhos.

De acordo com a presidente do Asilo dos Velhos e do Lar da Fraternidade, Maria da Penha Queiros Zocateli, nas duas instituições cerca de 140 pessoas fazem as refeições diariamente. "O peixe é um alimento diferenciado e muito apreciado pelos idosos, porém dificilmente tínhamos condições de comprá-lo em quantidade. O fornecimento do peixe pela Apigua vai ser muito bem-vindo", afirmou Maria da Penha.

Além de atender as entidades, a Apigua envia mensalmente cerca de 12 toneladas de tilápia para o Rio de Janeiro. Segundo o presidente da Associação, Benedito Santos Aguiar, também na próxima semana, será realizada uma despesca de cerca de seis toneladas que irão para o mercado carioca.

A Associação de Piscicultores do Guaxe foi retomada em 2009 com o apoio da Prefeitura de Linhares, após anos desativada. Desde então, a produção de tilápia tem sido constante e contribuído com a renda das 27 famílias associadas.