Manual ensina cacauicultores a renovar lavoura

Reconhecendo a importância da produção de cacau para o município, a Prefeitura de Linhares desenvolveu, junto a Secretaria Estadual de Agricultura e diversas entidades ligadas ao setor, o "Manual para Renovação da Lavoura Cacaueira Capixaba".

Muito ilustrado e com informações de fácil compreensão, o material foi produzido para ajudar o agricultor a melhorar a produtividade nas lavouras de cacau.

O material apresenta técnicas adequadas para o combate a "vassoura-de-bruxa" e a renovação da lavoura. Ajuda na identificação da planta e dos frutos doentes, instrui na realização da poda para retirada das partes doentes do cacaueiro e, de acordo com orientações do Comitê Gestor do Programa para Renovação da Lavoura Cacaueira Capixaba, recomenda alguns clones que estão apresentando melhor adaptação às condições locais.

São disponibilizadas ainda informações relacionadas à enxertia, ou seja, a substituição das plantas antigas sensíveis à doença por materiais genéticos mais tolerantes e produtivos.

"Nossa cacauicultura é fundamental para a preservação da Mata Atlântica e a manutenção e geração de novos empregos. Com a renovação das lavouras pretendemos dar continuidade a uma das culturas agrícolas mais importantes da história linharense", ressalta o secretário municipal de agricultura, Dalziso Armani.

A cultura tem apresentado redução na produtividade causada principalmente pelas constantes secas, pelo ataque da "vassoura-de-bruxa" e, pelo desestímulo dos cacauicultores, que muitas vezes abandonam os tratos culturais e fitossanitários.

O impresso faz parte do Plano Emergencial para a Recuperação da Lavoura Cacaueira do Estado. Sendo Linhares o 3° maior produtor brasileiro do fruto, a Prefeitura disponibilizou o engenheiro agrônomo Paulo Eustáquio Novais Lima para compor a equipe técnica responsável pelo manual, que contou ainda com técnicos da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal) e da iniciativa privada.

O manual pode ser retirado na Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, que fica na Av. Governador Lindemberg, 1313, no Centro, ou nas demais entidades envolvidas.

Cursos de enxertia

Além das técnicas apresentadas pelo Manual, a Prefeitura tem realizado cursos práticos de enxertia e poda em cacau. Em parceria com o Sindicato Rural de Linhares e com o Senar, os trabalhadores rurais recebem as capacitações sem custo na zona rural, o que evita o deslocamento e facilita a participação dos enxertadores.

Só em 2010, cerca de 30 trabalhadores das lavouras de cacau das regiões de São Rafael e Povoação participaram do treinamento.

O que é a doença "Vassoura-de-bruxa"?
(fonte: Manual para a renovação da lavoura cacaueira capixaba)

É uma doença causada por um fungo cujo controle é muito difícil, sendo considerada um dos principais e mais sérios problemas que atingem o cacaueiro no Brasil. Pode causar perdas superiores a 90% na produção de cacau.

Os esporos do fungo (sementes) são produzidos em cogumelos que crescem sobre as "vassouras" secas e os frutos infectados. O vento e a chuva exercem papel fundamental na disseminação da doença. Quando há ocorrência de muitas chuvas e temperatura adequada (em torno de 25°C), o fungo se reproduz rapidamente e prejudica a produção de toda a plantação de cacau.

No Estado do Espírito Santo, a doença foi identifica pela primeira vez em fevereiro de 2001.

Cacau em Linhares

Linhares se destaca no cenário nacional de produção de cacau, ocupando a 3ª posição no ranking dos maiores produtores (Bahia e Pará estão nas primeiras colocações). Atualmente, cerca de 20 mil hectares das terras do município estão cultivadas com o fruto, o que representa aproximadamente 95% da área plantada no estado.

A média de produção do município é de cerca de 10 mil toneladas por ano, podendo atingir 14 mil toneladas em anos de temperatura e preço favoráveis. Nesses anos de melhor produção, as lavouras cacaueiras chegam a gerar cinco mil empregos.