Dicas da Semam: Curiosidades sobre a água em Linhares, no Brasil e no mundo

A Terra possui 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água (cada quilômetro cúbico equivale a um milhão de litros). Desse total, 97,5% é água salgada. Sobram 2,5% de água doce, tanto líquida como congelada. Se tirarmos a água congelada do planeta, restam apenas 0,26% de água líquida na forma de rios, lagos e lençóis subterrâneos.

Se toda água da Terra – doce, salgada e congelada – fosse dividida entre seus habitantes, cada pessoa teria direito a 8 piscinas olímpicas cheias. Mas, se dividirmos somente a água potável entre as mesmas pessoas, cada uma teria direito a apenas 5 litros de água. Se toda água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro, apenas meia gotinha estaria disponível para beber.

A quantidade de água no mundo é praticamente a mesma há milhares e milhares de anos. Mas o número de pessoas que vivem na Terra aumenta a cada dia. Isso significa mais gente para a mesma quantidade de água. Se nada for feito em relação a isso, especialistas prevêem que haverá conflitos entre países por disputa de água em um futuro não muito distante.

O Brasil tem 13,7% de toda água doce do planeta, sendo que 80% desse total está na Bacia Amazônica. Linhares possui o maior número de lagoas da América Latina. São 69, com destaque para Lagoa Juparanã, a maior lagoa do Brasil em volume de água doce e a segunda maior em extensão geográfica. Possui 26 km de comprimento por até 5,5km de largura. No idioma Tupi, Juparanã quer dizer "mar de água doce".

De toda água utilizada no mundo, 10% vai para o consumo humano, 20% é para uso industrial e 70% é usado na agricultura.

Fonte: www.meioambientecriancas.pr.gov.br