Prestação de contas da saúde comprova a eficiência no gasto dos recursos públicos.

Fazer mais com menos, e cada vez melhor. Mesmo com a queda de arrecadação registrada em 2009, a Prefeitura de Linhares investiu bastante para melhorar a saúde pública e garantir mais qualidade de vida à população. Foram mais de R$ 62 milhões em investimentos, o maior dos últimos cinco anos.

Os números foram apresentados numa audiência pública realizada no último dia 10 de junho na Câmara de Vereadores de Linhares. Na Prestação de Contas da Execução Orçamentária da Saúde – Exercício 2009, a população pôde conferir onde foram aplicados os recursos destinados à saúde e acompanhar as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Novos serviços foram implantados e os serviços existentes, reestruturados. Além disso, a rede física foi readequada para garantir mais qualidade no atendimento. Sete unidades de saúde passaram a atender em horário estendido. Exames que antes eram feitos nos laboratórios, passaram a ser colhidos nas próprias unidades de saúde. E os medicamentos necessários ao tratamento, também passaram a ser fornecidos nas unidades.

Na rede física, foram investidos recursos na aquisição de terreno para construção das Unidades de Saúde dos bairros Lagoa do Meio/José Rodrigues Maciel, Interlagos e Jardim Laguna. E mais: projeto de construção da Unidade de Pronto Atendimento, a reforma do Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde, Naps, e a construção da Unidade de Saúde de Povoação.

Os recursos da saúde foram investidos também no Hospital Geral de Linhares, o HGL, com a organização do Pronto Socorro, por exemplo. Linhares é o único município do Espírito Santo que mantém um hospital público com recursos próprios. Além disso, o município aumentou a contribuição repassada ao Hospital Rio Doce. Foi com esse recurso que a UTI Neo Natal foi reaberta e a renovação do convênio de urgência e emergência foi firmada.

A rede municipal de saúde conta com quatro Centros de Especialidades: Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, Centro de Fisioterapia de Linhares – Cefil, Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde – Naps  e Centro de Saúde do Araçá. E ainda: 24 equipes de Estratégia Saúde da Família – ESF e 31 Unidades de Saúde.

Para realizar tantas ações em benefício da saúde do linharense, a Prefeitura de Linhares comprova a eficiência na gestão dos recursos públicos. A receita foi de R$ 40 milhões a menos que o esperado. "Infelizmente, com a queda de receita, não conseguimos executar os trabalhos conforme o planejado. Mas, apesar da crise, muito foi feito pela saúde de Linhares", finaliza a Secretária Municipal de Saúde, Sônia Dalmolim de Souza.