Linhares implanta o programa Mais Educação em sete escolas municipais

A Prefeitura de Linhares vai implantar o Programa Mais Educação. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal, que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, articulando diferentes ações, projetos e programas, que beneficiarão estudantes de sete escolas de ensino fundamental da rede municipal.

As escolas contempladas com o programa são: Professora Eliana Correa Pinafo(Bebedouro); Antônio Fernandes de Almeida (Interlagos); Caboclo Bernardo (Planalto); Cid Adalberto dos Reis (Conjunto Juparanã); Dinorah Almeida Rodrigues (São José); Interlagos II (Interlagos), e, Zeferino Batista Fiorot (Santa Cruz).

Conforme a pedagoga Valéria Vieira, responsável pelo Mais Educação das escolas da Prefeitura, o Programa aumenta a oferta educativa nas escolas do município por meio de atividades como acompanhamento pedagógico; meio ambiente; esporte e lazer; direitos humanos; cultura e artes; cultura digital; prevenção e promoção da saúde; educomunicação; educação científica e educação econômica.

"As atividades serão implantadas em consonância com o projeto pedagógico de cada Escola. A ação estratégica visa a implantação da Educação Integral, a qual visa garantir atenção e desenvolvimento integral às crianças, adolescentes e jovens, qualificando o processo educacional e melhorando o aprendizado dos alunos", explica Valéria.

O programa Mais Educação é realizado no chamado contraturno – período posterior ao de sala de aula, quando o aluno poderá escolher atividades como esporte e lazer, apoio pedagógico, cultura e artes, além de cidadania e meio-ambiente.
 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Professora Ana Paraíso, entre os critérios utilizados para a escolha das unidades escolares, estão o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – a vulnerabilidade e risco dos alunos. Para a Secretária, a educação em Linhares terá um novo momento.

"Só o fato da criança e do adolescente estarem um tempo a mais na escola, sem falar que não está envolvida com trabalho ou atividades ilícitas, é um grande avanço", destaca Ana Paraíso.

A comunidade pode ser parceira do programa Mais Educação. Basta procurar uma das escolas prioritárias e oferecer algum tipo de serviço ou atividade que contribuam para o desenvolvimento de crianças e adolescentes como dança, grafite, capoeira e palestras educativas.

Informações para a Imprensa
Alexandre Araújo
27 3372 1829 / 9812 9658