Carro fumacê: mais um instrumento contra a dengue em Linhares

Um importante instrumento de combate a dengue chegou em Linhares: o carro fumacê. Dois veículos vão atuar durante 30 dias no município. Os "fumacês" percorrerão todos os bairros de Linhares realizando a aplicação de inseticida (UBV – Ultra Baixo Volume). A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Governo do Estado.

A Vigilância Ambiental de Linhares informou que os carros vão trabalhar de forma preventiva, uma vez que o município registra um baixo índice da doença.
De acordo com a Vigilância em 2010, de janeiro a maio, foram realizadas 424 notificações, sendo 42 casos confirmados. Já no mesmo período de 2009 foram realizadas 438 notificações, sendo confirmados 226 casos.

Os carros estarão percorrendo as ruas pela manhã e a noite. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que a população abra portas e janelas ao perceber a passagem do veículo para que o inseticida possa chegar dentro das residências. Vale lembrar que a dosagem do inseticida utilizado no carro fumacê não é prejudicial à saúde.

Mesmo com esse novo instrumento contra a dengue a Secretaria Municipal de Saúde de Linhares reforça que a população deve manter os cuidados com material de descarte, principalmente os que acumulam água.   Por isso, medidas como: guardar garrafas de cabeça para baixo, guardar os pneus velhos sem água em locais cobertos e abrigados da chuva, não jogar lixo em terrenos baldios, entre outras são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti).

Trabalhos contra a dengue em Linhares

E as ações contra a dengue não param por aí! Em Linhares a Prefeitura realiza trabalhos constantemente para combater a doença. Além das visitas dos agentes de endemias nas residências destacam-se também os mutirões, realizados a fim de reduzir a infestação do mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti) e conseqüentemente o número de casos da doença em diversos bairros de Linhares.

O município conta atualmente com 10 supervisores, 65 agentes de campo, quatro servidores na Educação em Saúde, totalizando 79 agentes de controle de endemias que realizam visitas residenciais, com periodicidade bimestral e pontos estratégicos (borracharias, cemitérios, ferros velhos, entre outros) a cada quinze dia, com bloqueio dos casos nas áreas notificadas. Os agentes desempenham um trabalho de eliminação, pesquisa e tratamento de depósitos expostos a criação de mosquitos.

Ainda, no trabalho rotineiro e nos mutirões os profissionais recolhem entulhos das casas e ruas dos bairros, orientam sobre o perigo de se juntar material de descarte, principalmente os que acumulam água, bem como, orientam às pessoas quanto aos cuidados e como proceder, caso apresente sintomas da doença.

A população deve lembrar que trabalho não depende apenas da Vigilância Ambiental. Os moradores também são responsáveis pela prevenção. Por isso, receba bem o agente de combate à dengue, e acompanhe a visita no seu imóvel. Vale ressaltar ainda que, sempre que for detectada uma situação de risco, esta deve ser informada à Vigilância Ambiental pelo telefone 3371- 4098.

Confira a data e os bairros que os carros fumacê vão passar a partir desta quarta-feira (09/06/2010) até sábado (12/06/2010). E não se esqueça de abrir portas e janelas!

Carro 1

Data

Turno

Bairro

09/06

Manhã 

Interlagos

09/06

Noite

São José

09/06

Noite

Boa Vista

10/06

Manhã

Canivete

10/06

Manhã

Vila Isabel

10/06

Noite

Santa Cruz

10/06

Noite

Nova Bethânia

11/06

Manhã

Planalto

11/06

Noite 

Nova Esperança

12/06

Manhã

Movelar

12/06

Manhã

Linhares V


 

Carro 2

Data

Turno

Bairro

09/06

Manhã

Novo horizonte  

09/06

Manhã

Shell

09/06

Noite

Araçá

09/06

Noite

Aviso

10/06

Manhã

Aviso 

10/06

Noite 

Colina

10/06

Noite   

Centro

11/06

Manhã 

Centro

11/06

Noite

José Rodrigues Maciel

11/06

Noite 

Palmital

12/06

Manhã

Jardim Laguna

12/06

Manhã

Recanto dos Lagos

12/06

Manhã

Lagoa do Meio