Festa de Caboclo Bernardo aquece economia e movimenta turismo em Regência

A poucos dias do inicio da mais popular festa de Regência, a Festa de Caboclo Bernardo, os empresários da rede hoteleira, donos de restaurantes e comerciantes já tem motivo para comemorar. As pousadas estão praticamente lotadas e os comerciantes já reforçaram os estoques para atender o grande número de visitantes. A expectativa é que haja um aumento de turistas em relação ao ano passado.

De acordo com a proprietária de uma das pousadas da vila, Elena Vago, o aumento tem sido considerável e a procura está sendo mais rápida do que no feriado do Carnaval. "Apesar do friozinho de junho o a procura tem sido grande e já estamos com a pousada quase lotada. A procura deste ano tem sido maior do que a do ano passado, devido à gravação do filme "A Onda da Vida" que está acontecendo na vila", ressaltou.

A empresa de receptivos Ecotur também está na expectativa de aumento no número de visitantes. De acordo com Vinicius D?Angeli de Mattos, um fator que contribui para o amento dos visitantes é o fato do dia de Caboclo Bernardo (03/06) ter caído num feriado. "Esperamos um maior número de pessoas. A festa é o melhor encontro de bandas de congo capixaba e já temos público fiel. Entretanto por a data cair num feriado prolongado possivelmente atrairá mais pessoas," afirmou.

O turista que chegar a charmosa Vila de Regência, além de poder desfrutar da cultura, das belezas naturais do local e da boa gastronomia, será muito bem recepcionado. É que a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Turismo e em parceria com o SEBRAE-ES dentro do Programa de Qualificação, ofereceu no último mês o curso de Atendimento ao turista/cliente a todos os setores turísticos da vila.

Turismo em Regência

O espaço Ecotur é uma alternativa agradável de passeios ecológicos e culturais para o turista. Lá o visitante pode alugar bicicletas e participar de trilhas nas matas no entorno do Rio Doce. Também há um museu, onde o turista pode viajar e conhecer um pouco mais da história e peculiaridades do município de Linhares e da Vila de Regência, além de poder conhecer um pouco mais da rica expressão artística dos pintores locais. Tudo isso, a baixo custo.

Outro passeio interessante é na sede do Projeto Tamar, na reserva biológica de Comboios. O turista pode conferir de perto o trabalho de preservação feito com as espécies de tartarugas marinhas. Os mais "dispostos" podem fazer o trajeto pela praia ou se preferir de ônibus ou de veículo próprio.

O encontro de bandas de congo é o melhor do Espírito Santo e é uma aula de cultura capixaba. Desta forma é feita a homenagem ao herói Caboclo Bernardo, ícone da cultura linharense.

Seja pela animação da Fubica (pequeno trio elétrico tradicional no local), pelas altas ondas, pelo Projeto Tamar, pela natureza exuberante da foz do Rio Doce, pelo forró pé de serra da choupana da praia, pelo congo ou pelas belas noites estreladas, o fato é que Regência Augusta é inesquecível, encantadora e como diz a música "alegra os corações".