Prefeitura constrói nova sede para Floresta Goytacazes
A Prefeitura de Linhares iniciou na última semana a construção de uma nova sede para a Floresta Nacional (Flona) Goytacazes. Com a nova área será possível oferecer um espaço mais adequado para os profissionais que atuam em pesquisas e na preservação desse pedaço da Mata Atlântica que merece atenção.
Serão 150 metros quadrados ocupados pelo setor administrativo e por um auditório com capacidade para 50 pessoas, onde será possível receber de maneira mais adequada os cerca de 300 visitantes mensais da Flona.
"Com a construção desse novo espaço, proporcionado pela Prefeitura de Linhares, a Flona poderá oferecer mais recursos de pesquisa e conhecimento aos visitantes e assim levar mais informações para incentivar a preservação de nossas matas", declarou o Secretário Municipal de Obras, João Cleber Bianchi.
De acordo com o gerente da Flona Goytacazes, Leony Del Rey a construção favorecerá principalmente crianças e adolescentes de Linhares, já que a maior parte dos visitantes que frequentam a Flona são grupos de estudantes. Com o novo auditório, recursos audiovisuais poderão ser utilizados para atrair os visitantes para a causa.
Além do novo espaço administrativo, um canteiro de dois quilômetros de grama está sendo plantado entre a floresta e a BR 101 para evitar que focos de incêndio cheguem à mata, precavendo assim contra as queimadas.
Floresta
A Floreta Nacional Goytacazes possui 1.406 hectares de área preservada de um ecossistema raro da Mata Atlântica. Criada por um decreto presidencial em 2002, trata-se de uma área de deposição do Rio Doce ocorrida após a última regressão marinha, há cerca de cinco mil anos. Atualmente, a Flona está sob os cuidados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e possui um Conselho Gestor composto de representantes da sociedade civil organizada e poder público.
Por ser uma unidade de conservação de uso sustentável é permitido que a floresta seja visitada de maneira que não comprometa a preservação. Na Floresta Nacional Goytacazes podem ser encontradas espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção, como o jacarandá caviúna e a preguiça-de-coleira, respectivamente.