Dicas da Semam: Saiba como reutilizar o pó de café

Se analisarmos, quase tudo aquilo que descartamos em nosso dia-a-dia poderia ter outro destino além do lixo. Um bom exemplo é pó de café usado. Ao invés de ser jogado nos ralos de pias e tanques (alguns acreditam que pode causar entupimentos no encanamento), o pó de café pode ser usado como adubo e até mesmo como veneno para o mosquito da dengue.

Como adubo, o pó de café é muito utilizado em hortas ou em árvores frutíferas. Quando misturado com calcário torna-se muito eficiente em plantações de limões, laranja e mexerica. A borra de café substitui a torta de mamona e tem a vantagem de não ser venenosa. O ideal é acumular alguma quantidade dessa borra e depois misturar com farinha de ossos e colocar ao redor das plantas, mas sozinho também traz resultados.

A borra de café mata insetos, inclusive o pernilongo comum e o transmissor da dengue (Aedes Aegypti). Pode ser colocado em águas paradas ou misturado com a areia dos pratos dos vasos de flores para espantar os insetos. Mata parasitas e também pode ser colocado em qualquer planta que possa armazenar água nas folhas, como bananeiras, bromélias e outras.

fonte: yahoo